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Você sabe a diferença entre tipografia e lettering? Pois bem, esses conceitos estão ganhando um grande destaque dentro do mercado e sendo procurados por diversos tipos de negócios que desejam ter uma identidade visual bem estruturada no mercado.
Nos últimos tempos as empresas de diversos segmentos e tamanhos estão começando a dar mais importância para a identidade e imagem que possuem no mercado, e entendem o poder que uma boa escrita possui.
E quando falamos do poder de uma boa escrita, não nos referimos apenas a escrever seguindo as regras de português, que é muito importante também, mas é se preocupar com o visual que o texto, frase ou palavra em questão terá.
Seja na campanha de divulgação de uma empresa de elevador residencial para cadeira de rodas ou até mesmo na criação do logo de uma marca de joias, o visual das letras e suas fontes fazem toda a diferença no processo de comunicação.
E é justamente aqui que tanto a tipografia quanto o lettering entram, pois mesmo sendo parecidos, eles entregam resultados completamente diferentes e que, dependendo do objetivo da sua marca, apenas um deles poderá te atender da maneira que precisa.
Muitos ainda acham a questão do visual algo fútil, que precisamos nos preocupar apenas com o conteúdo, mas nos últimos tempos isso mudou e muito, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o visual e o exterior que uma marca apresenta.
Não há como negar que ver uma marca que possui uma identidade visual bem estruturada, que vai desde uma boa escolha de paletas de cores até mesmo uma boa tipografia e lettering, faz toda a diferença.
Seja uma marca de caçamba para entulho ou até mesmo uma escola particular, conhecer a tipografia e o lettering a fundo é essencial para garantir que você escolha a melhor opção para atender às suas necessidades.
Entenda o que é tipografia e lettering
Talvez você já tenha ouvido falar sobre esses dois termos, mas ainda não sabe o que cada um realmente significa. Por isso, hoje você entenderá a fundo os seus conceitos para nunca mais confundir um com o outro. Confira:
Tipografia
A tipografia nada mais é do que a variedade de fontes de escrita que possuímos, isso dentro de equipamentos que vão desde a máquina de escrever, muito usada antigamente, e até mesmo os computadores da atualidade.
Se você abrir um documento em seu computador, verá que em algum espaço possui uma lista com diversos tipos de fontes, algumas das mais famosas são a Arial, Roboto, Verdana, Times New Roman e muitas outras.
A tipografia é usada na produção de relatórios para empresas de aerolevantamento com drone ou até mesmo para a divulgação de um novo produto para a imprensa com uma fonte original e diferente. Para qualquer lugar que você olhar, vai achar uma tipografia.
O termo significa “impressão em tipos”, que eram usados antigamente em impressões usando a prensa de Gutenberg. Como hoje em dia esse estilo de impressão está ultrapassado, vemos tipografia como o estudo de formas e estilos das letras.
Lettering
Já o lettering é um conceito que veio de fora do Brasil, mas que já está ocupando um grande lugar de destaque no país, principalmente no mercado de design, fazendo com que esses profissionais conheçam novas maneiras de escrita.
Sua tradução pode ser entendida como a arte de escrever. Nesse caso, o processo é feito manualmente, diferente da tipografia, que encontramos apenas através de equipamentos tecnológicos.
No lettering, o profissional em questão realiza todo o processo através da produção manuscrita, com o uso de canetas, lápis e ferramentas apropriadas para esse tipo de técnica.
Seja para escrever sobre guarnições de concreto comprar ou até mesmo criar uma chamada para seus clientes, o lettering consegue deixar tudo mais bonito e agradável aos olhos, sem contar que é algo que chama a atenção de qualquer um e em qualquer lugar.
O lettering é muito mais do que apenas escrever algo, é transformar uma pequena palavra ou frase em uma obra de arte, onde o resultado irá encontrar qualquer pessoa e trazer uma sensação de mais credibilidade para o projeto em questão.
Principais diferenças entre os termos
Muito se questiona sobre as principais diferenças entre a tipografia e o lettering e qual o melhor para as empresas, afinal de contas, muitos ainda têm dúvidas de qual se adequar ao estilo de cada marca.
Com a explicação que demos acima, já é possível ter uma ideia das principais diferenças entre a tipografia e o lettering, mas ainda assim selecionamos as principais delas para que você entenda bem os diferenciais de cada uma.
Padrão
A primeira grande diferença entre as duas é o padrão de escrita, pois enquanto a tipografia entrega exatamente as mesmas formas para as letras que compõe o nome de um serviço, como colocação de forro de fibra mineral, o lettering já não possui esse mesmo padrão.
O lettering acaba entregando letras que nem sempre seguirão o mesmo formato e até mesmo nem o mesmo tamanho, o que gera uma frase ou palavra mais desorganizada, mas que ainda assim gera uma sensação de algo bonito e bem moderno.
Técnica
A segunda maior diferença e talvez a mais gritante delas é a técnica utilizada em cada uma das maneiras, pois enquanto uma é bem simples e exige apenas a digitação, outra já possui uma técnica bem mais detalhada e trabalhosa.
Para a tipografia, basta selecionarmos o tipo de fonte que desejamos usar e começar a escrever no teclado do nosso computador, sem se preocupar com o restante, pois sabemos que a fonte estará fazendo o seu trabalho.
Já o lettering é um processo que exige uma técnica bem mais detalhada, pois para os profissional escrever, por exemplo, “conheça nossa nova rampa rebocável”, ele precisa de materiais específicos e testes para ver como o resultado irá ficar.
Isso significa que o lettering é um procedimento que exige um tempo maior de produção, pois sua técnica é algo que precisa ser bem entendido pelo profissional para que o resultado final seja ótimo.
Afinal de contas, não há como apagar o lettering com tanta facilidade como apagamos uma frase no computador.
Benefícios da tipografia e do lettering
Mesmo tendo grandes diferenças em seus processos de criação, tanto a tipografia quanto o lettering entregam ótimos resultados para seus clientes e projetos, cada um à sua maneira, mas com incríveis resultados.
A tipografia, por exemplo, entrega mais praticidade na produção, pois você consegue testar os mais diferentes tipos de fontes de maneira rápida e simples através do seu computador e apagar a que não gostar a qualquer momento também.
Diferente do lettering, que exige um processo de criação maior para produzir a logo de uma empresa de câmera de segurança para empresa, por exemplo, mas também entrega um resultado mais personalizado e melhor, fazendo com que o resultado final seja mais bonito.
Os benefícios entre os dois conceitos variam desde o seu processo de criação até os resultados finais, e tudo irá depender do objetivo da sua empresa em relação ao uso deles.
Por exemplo, se você deseja a produção de um texto simples que foque mais no conteúdo do que no visual, a melhor opção para você é a tipografia, mas se você prefere chamar a atenção com uma arte linda, o lettering é ideal para o seu projeto.
Os tipos de tipografia e lettering
Assim como diversas outras técnicas e conceitos, tanto a tipografia quanto o lettering possuem tipos diferentes e que precisam ser bem entendidos por você antes de escolher qualquer um para o seu projeto.
Dentro da tipografia, conhecemos diversos tipos de fontes que são famosas para quem já trabalha com esse estilo de escrita. As mais usadas, como citamos, são a Arial, Verdana, Serif, Times, Helvetica, Gotham, Bodoni e muitas outras.
Já o lettering também possui seus diferentes tipos de produção, seja para o projeto de uma empresa de aterramento elétrico ou até mesmo para um convite de casamento, os mais usados são hand lettering e o brush lettering.
Enquanto um possui um estilo de escrita mais marcante e com presença, o autor entrega uma escrita mais fluida, parecendo um desenho feito pelo profissional, ideal para quem deseja transmitir essa sensação através do que for escrito.
Esses tipos já são de conhecimento do profissional em questão, mas é importante que você também os conheça bem para que contrate a fonte ou tipo de lettering que mais gostar, pois já iria conhecer bem esse estilo.
Saiba como utilizá-los em projetos empresariais
Muitos ainda têm dúvidas de como é possível utilizar tanto a tipografia quanto o lettering dentro de projetos empresariais, e isso é mais simples do que se imagina. A tipografia você pode usar na produção de:
- Relatórios;
- Apresentações;
- Cartas;
- Comunicados;
- E-mails.
Já o lettering é uma maneiras mais descontraída e divertida de usar a escrita, sendo a técnica ideal para a produção de:
- Convites;
- Certificados;
- Novidades;
- Lembretes;
- Parabenizações.
Dessa maneira você consegue aplicar os dois conceitos dentro de projetos empresariais de maneira natural e profissional, fazendo com que não apenas o conteúdo seja de qualidade, mas o seu visual também.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.