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A identidade visual de uma marca é muito importante, pois é através dela que a empresa irá transmitir o que deseja para o cliente, por isso é fundamental saber como expressar o propósito da marca para a comunicação e com isso assimilação do consumidor ao produto.
É exatamente nesse aspecto que entra o manual de identidade da marca, que também é conhecido como manual da marca. Saiba que todas as empresas precisam conter essa documentação, seja uma loja de piso copacabana ou uma fornecedora de água.
Só para você entender, o manual de identidade visual é uma documentação que direciona e padroniza a aplicação correta da marca, como:
- Logotipo;
- Cores;
- Fontes;
- Diagramação.
Enfim, tudo que diz respeito à aparência da marca. Com isso, sempre que for preciso coletar informações sobre esse aspecto da marca, tal como a forma de aplicar, esse manual deverá ser consultado.
Esse é um material imprescindível para a profissionalização da marca. Por exemplo, uma empresa de pintura intumescente que não tem uma identidade, não utiliza as mesmas cores e fontes nos seus produtos e propagandas, não consegue se firmar no mercado.
Pois é a identidade visual que faz o cliente ter identificação com o produto. Quando te perguntam qual o seu refrigerante preferido, você imagina o gosto e a embalagem dele, certo?
Já pensou se a empresa mudasse a embalagem a todo momento? Você nunca saberia qual seria seu refrigerante, por isso é importante que se tenha uma boa identidade para fazer com que o cliente fixe a ideia do produto.
Para as empresas, esse manual é um guia prático para saber como utilizar as definições gráficas criadas para a sua empresa. Já para os designers que criam as marcas, é um grande diferencial e uma forma de garantir que a sua ideia será aplicada.
Assim, quando uma empresa de portas com persianas integradas, por exemplo, te contratar como designer, você saberá que ela vai fazer exatamente o que você pensou, se tornando um portfólio para outros clientes.
O que é manual de identidade visual?
Como já dito, é um documento que contém todas as regras e diretrizes de uso de comunicação visual da marca. Ele funciona como uma espécie de guia de instruções.
Entenda que o manual é um material de apoio, que apresenta diversas especificações e normas para a aplicação e uso da identidade visual, ele proporciona uma padronização, sejam elas:
- Publicações na redes sociais;
- Campanhas físicas e virtuais;
- Estruturas.
Quando a empresa padroniza esses aspectos, fica muito mais fácil criar memórias afetivas nos clientes e fazer com que eles consumam a marca.
Um manual é formado por muitas informações técnicas, mas saiba que não é apenas isso, já que ele esclarece o que a empresa representa para o mercado, além de mostrar qual tom essa marca irá abordar em suas campanhas de marketing.
Por exemplo, se uma empresa de pisos elevados possui uma abordagem mais amigável e descontraída e do nada muda o jeito de falar com os seus consumidores, assumindo uma linguagem mais séria, isso irá gerar uma estranheza no cliente, o que poderá afastá-lo.
Por isso que esse guia se torna tão importante, pois lá está descrito tudo que a marca precisa fazer, como os conceitos da composição do logo, quais são as cores utilizadas e por que foram escolhidas, além de, é claro, delimitar as modificações que podem ser feitas.
Benefícios do manual de identidade
O manual de identidade da marca é importante para todas as empresas, desde uma grande multinacional de tecnologia, até um pequeno negócio de grelhas para pisos.
Pense que é através dela que você irá conseguir organizar todos os detalhes gráficos e de comunicação da sua marca, recorrendo a esse guia sempre que necessário.
Com isso não será preciso quebrar a cabeça sempre que tiver uma campanha ou um post novo nas redes sociais para saber qual fonte ou quais cores ideias serão usados, já que tudo estará ali.
Sem contar que, como já dito, as marcas que possuem uma boa identificação visual conseguem criar um bom relacionamento com os seus clientes e se manter presentes em suas vidas.
Esse manual também é essencial para as marcas que desejam realizar campanhas de publicidade com empresas especializadas nisso, pois fica muito mais fácil para os publicitários criarem campanhas com esse guia.
Só para você entender a importância do manual, vamos a um exemplo prático: uma empresa sem o manual da marca, caso o seu fornecedor for desenvolver um catálogo, ele pode trocar as cores e alterar o seu logo, descaracterizando a marca.
Tenha em mente que o manual de identidade visual de uma marca de soquete g9, por exemplo, é fundamental para uma empresa.
O que compõe um manual de identidade visual?
Agora que você já entendeu toda a importância do manual da marca, é fundamental que você saiba quais são os componentes que formam a identidade visual da sua empresa, com isso não terá nenhuma dúvida do que deverá ter ou não neste guia.
Para ter um guia completo e relevante, é importante que o manual seja detalhado e possua esclarecimento de todos os elementos, além de, claro, as instruções de uso.
Se uma empresa de espuma para isolamento acústico, por exemplo, executa o manual da sua marca, ele pode definir alguns aspectos junto com o profissional que está montando o guia, entendendo o que funciona ou não para o seu empreendimento.
Mas, de forma geral, os aspectos que compõem um bom manual de identidade visual costumam ser os seguintes:
- Valores;
- Tom de voz da marca;
- Logotipo;
- Especificidade de cores;
- Tipografia;
- Identidade fotográfica e de vídeo.
Todos esses aspectos precisam estar presentes e muito bem definidos em um manual de identidade da marca, pois dessa maneira será bem mais fácil para a empresa se portar no mercado e com isso conseguir atingir os seus clientes.
Com os valores definidos, ela mostra como a sua empresa se apresenta para o mundo, o tom da voz e a maneira como ela se comunica com o seu público, o logo será a identificação da marca, junto com as cores e a tipografia.
Além disso, é preciso ter uma identidade fotográfica e de vídeo para, quando as pessoas visualizarem os conteúdos, saberem que se trata da sua marca.
Todos esses componentes ajudam o cliente a se identificar e guardar a mensagem que você tem a dizer. Com isso, sempre que ela precisar de um produto, irá recorrer a sua empresa.
Para você, designer, saiba que os mandamentos do design para um bom manual de identidade visual são:
- Entender o que estará no manual;
- Trabalhar com exemplos;
- Manter uma cópia de cada versão.
Seguindo essas dicas, ficará bem mais fácil e rápido na hora de montar o manual da marca, pois você conseguirá se concentrar no que precisa sem perder nenhuma informação necessária.
Como aplicar o manual da marca?
Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é importante saber como aplicar o manual da marca, seja você o dono de uma empresa ou o profissional de publicidade, veja a seguir algumas dicas.
Em primeiro lugar, é importante que leia tudo com muita atenção. Por mais que você seja da área, entenda que esse material é um guia, afinal o manual da marca de uma empresa de impermeabilização de caixa d’água não é o mesmo de uma loja de roupas.
A leitura é importante para os donos da empresa também, por mais que o serviço de campanhas seja terceirizado, você precisa estar por dentro de tudo para saber se as peças e todo o conteúdo foi desenvolvido de acordo com a identidade da marca.
Outro fato importante é seguir as diretrizes estabelecidas, já que é preciso entender que tudo que está no manual foi pensado e idealizado para aquele negócio, levando como base os propósitos e valores da empresa.
Pois se algo for feito muito diferente do que foi estabelecido, poderá comprometer a identidade da marca.
E por último, certifique que a sua peça mantenha toda a identidade da marca, por isso, na hora de desenvolver o material, use o manual de identidade da marca para te guiar. É através dele que você irá saber o que usar, como:
- Fonte;
- Fotos com os filtros corretos;
- Textos com o tom de voz da marca.
Ele é essencial para a criação de tudo que for relacionado à marca, pois cada elemento compõe a construção da empresa para o cliente, afinal ele foi pensado justamente para isso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.