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A conexão emocional com os clientes é fundamental para que as marcas consigam se destacar no mercado, principalmente nos dias atuais, afinal o perfil do consumidor não é mais o mesmo e a relação de compra e venda se modificou.
Afinal, os clientes buscam muito mais que apenas consumir algo eles querem, eles buscam:
- Ter uma boa experiência;
- Ter suas expectativas atendidas;
- Se sentir pertencentes;
- Consumir de marcas conscientes.
Para que isso seja possível, as empresas precisam investir nas estratégias de conexão emocional, pois a partir de suas ações é possível conquistar mais consumidores, criando assim defensores da marca.
Tenha você uma empresa de Chapa Zincada ou uma loja de produtos artesanais, é fundamental que você entenda a importância da conexão emocional para o seu negócio, além de como ele é fundamental no relacionamento com os seus clientes.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse conceito, além de como você pode aplicar no seu empreendimento, continue lendo este texto, pois separamos as informações mais importantes sobre o tema.
Lógica x emoção
A lógica e a emoção são usadas diariamente, como quando você escolhe comprar papel de parede tijolinho de uma determinada marca do que da outra.
Sendo assim, toda vez que as pessoas tomam uma decisão, essas duas forças trabalham juntas, porém a emoção costuma ter um peso bem maior nessas ações, tomando conta da razão.
Por isso criar essa conexão emocional é tão importante para as empresas. Pense que na maioria das vezes o seu cliente irá agir pela emoção para escolher determinado produto, então por que não aproveitar essa conexão para aumentar suas vendas?
Clientes são mais que números, são criaturas motivadas por emoções, por isso que os consumidores valorizam as experiências emotivas e positivas, dessa forma as marcas não podem ignorar essa necessidade.
Um dos principais motivadores para que os clientes escolham comprar suas resistências elétricas de uma determinada marca, por exemplo, se deve por dois motivos, que são:
- Sentir que pertencem ao universo da marca;
- Se emocionar com a experiência de compra.
Esses sentimentos podem ser demonstrados de diversas formas, por exemplo um vegetariano que se sente pertencente àquela marca pois possuem os mesmo ideais, ou aquela pessoa que compra sempre a mesma marca de amido de milho por causa da mãe.
Essas são subjetividades e lacunas que as empresas precisam entender para que possam usar de forma efetiva o marketing, a fim de atingir esses públicos.
Benefícios que promovem uma conexão emocional
Aumentar o número de vendas e o ticket médio é sempre uma preocupação recorrente dos empresários, mas é importante entender que só isso não basta para que se consiga conquistar os clientes certos.
A conexão emocional é fundamental, pois possui potencial que vai de encontro das próximas tendências de consumo, veja a seguir as vantagens de se implementar esse conceito na sua marca.
Ganho da preferência
O ganho de preferência diz respeito a quando uma marca de pré-moldados de concreto, por exemplo, consegue conquistar a preferência de seus consumidores, essa não é uma tarefa tão fácil assim, ainda mais no atual cenário de forte competitividade.
A conexão emocional consegue fazer com que os consumidores criem uma boa relação com a marca, fazendo com que eles sempre escolham os produtos de acordo com a empresa.
Dessa forma ele passa a consumir a marca pela identificação com os seus valores e propósitos que estão presentes nos produtos.
Comunidade
O nome já dá um indício. Sabe quando as pessoas querem se sentir parte de algo, seja de um grupo que ouve o mesmo estilo musical ou pessoas que assistem o mesmo filme? Pois bem, com os produtos acontece o mesmo.
Quando você investe na conexão emocional, mais que clientes, as pessoas formam comunidades em torno dos seus produtos, trocando ideias e conteúdos com outras que gostam daquele mesmo assunto.
Por exemplo, uma marca de pia de inox, que promove uma conexão emocional, em suas redes sociais, consegue reunir em sua página, clientes que realmente estão interessados nos produtos.
Isso tem um efeito cascata, pois esses clientes irão influenciar outros, que chegaram até sua marca devido a essa boa reputação que você criou com esses consumidores.
Defensores
As empresas que utilizam essa conexão emocional conseguem fazer com que os seus clientes virem uma espécie de defensor da marca, divulgando o seu negócio. Sabe aquela famosa indicação do boca a boca? Então, ela funciona e muito.
Por exemplo, uma pessoa não irá contratar uma empresa que não conhece ou confia, mas contrataria uma empresa segurança patrimonial de renome, afinal é um serviço muito importante que exige uma extensa pesquisa, antes da contratação.
Quando você desenvolve ações que fazem com que o cliente tenha uma boa experiência, ele irá falar bem da sua empresa para outras pessoas, o que fará com que ela conheça seus produtos e serviços através de alguém em quem confia.
Como criar uma conexão com o cliente?
Agora que você já entendeu toda a importância que a conexão emocional possui nas empresas, chegou a hora de colocar a mão na massa e ver como você poderá aplicar essas ações em seu negócio.
Saiba que além de uma boa experiência no atendimento e nos canais de contato, a sua empresa de avaliação de imóveis, por exemplo, precisa estar atenta a todos os detalhes que fazem a diferença para os clientes.
Veja a seguir algumas dicas para te ajudar nessa missão.
Os funcionários importantes
Lembre-se que um bom atendimento é crucial para criar um relacionamento com os clientes, afinal ninguém irá voltar para um lugar em que foi mal atendido. Sendo assim, sua empresa precisa focar nos funcionários, pois eles estão na linha de frente.
Para que isso funcione com efetividade, você precisa garantir bons padrões de trabalho para os seus colaboradores, com jornadas justas, um salário adequado e, acima de tudo, um bom relacionamento entre a gestão e eles.
Essas ações farão com que os funcionários se mantenham motivados, impactando de forma positiva o atendimento aos clientes, gerando experiências memoráveis e fazendo com que os consumidores criem esse relacionamento.
Foco na experiências que geram conexões
É preciso que a sua empresa entenda que a experiência dos clientes irá criar conexões memoráveis, mas como uma empresa de curso de empilhadeira, por exemplo, pode criar isso?
Simples: ouvindo o cliente. Só o processo de parar, ouvir e tentar entender o que os clientes precisam já demonstra como a sua empresa se importa de verdade com eles, dessa forma você descobre as necessidades e os desafios que os consumidores enfrentam.
Isso porque assim se mostra como a empresa tem empatia, dessa forma os cliente irão entender como a sua empresa é diferente das outras, criando uma verdadeira conexão.
Obtenha feedbacks
Os feedbacks são necessários para que as empresas entendam quais pontos devem ser melhorados, além disso você abre um espaço para que o cliente expresse suas experiências.
Quando a empresa recebe um elogio, é muito importante que ela mostre para a equipe que prestou o atendimento, com isso você demonstra que o seu trabalho não é em vão, trazendo ainda mais motivação para os seus colaboradores.
As necessidades dos clientes são prioridades
Para que você consiga fazer um bom atendimento, é preciso que você compreenda o que o cliente precisa, para isso você pode fazer perguntas para eles, como:
- Nível de serviço;
- Preços;
- Qualidade do produto;
- Promoções;
- Publicidade.
Dessa forma você consegue avaliar melhor as lideranças, além de aprimorar o planejamento estratégico do seu negócio, assim é possível avaliar o que realmente está funcionando.
Use o autoatendimento a seu favor
Saiba que os canais de autoatendimento são excelentes formas de fazer com que os seus funcionários foquem naquilo que é mais importante, isso evita transtornos tanto para os seus colaboradores como para os clientes.
Incentive o engajamento
Pense que a sua empresa só terá notoriedade dos clientes se ela contar com um bom engajamento, e para que isso seja possível é fundamental que você crie interações com os seus consumidores e desperte o interesse deles.
Existem algumas ações que você pode fazer para efetivar esse engajamento, como:
- Fazer perguntas nos posts para iniciar conversas;
- Criar enquetes;
- Solicitar feedbacks;
- Comentar bate-papos;
- Interagir em fóruns.
Tudo isso gera interação, fazendo com que o seu cliente crie uma relação entre a sua empresa, além disso é possível engajar através do compartilhamento de conteúdos que forem produzidos pelos próprios clientes.
Mostre que as suas redes sociais são importantes canais de comunicação entre a sua marca e os seus consumidores, isso faz uma enorme diferença no relacionamento criando conexões.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.