- suporte
- 0 Comments
- 96 Views
Já faz algum tempo que o design deixou de ser um termo em inglês difícil de explicar para seus pais e avós e se tornou um termos amplo presentes nas mais diferentes situações.
E não podemos dizer que ele sofre com essa banalização, pois se tornou uma palavra que agrega valor, como:
- Design de bolo;
- Design de cabelo;
- Design de barba;
- Design de sobrancelha.
O fato é que a popularização do termo trouxe à tona sua notória importância, o que vem fazendo com que o mercado enxergue o design como uma atividade fundamental.
Nesse sentido, o benefício consequente para os profissionais da área é a valorização de seus serviços.
Atualmente o design já deixou de ser visto com algo supérfluo para ocupar uma posição de destaque estratégico, e no marketing de conteúdo isso não poderia ser diferente.
Segundo a Content Trends 2017, 71% das empresas já adotam as estratégias de marketing de conteúdo. Isso é o mesmo que concluir que 7 em cada 10 concorrentes seus estão atraindo clientes e gerando receita por meio do marketing de conteúdo.
Neste ponto você pode estar se perguntando o que o design tem a ver com isso, e a resposta é muito simples: ele te difere dos seus concorrentes.
O design é uma das principais ferramentas que mostram o quão autêntica é a sua marca de Corte a laser.
Dessa forma, mais do que bom, o design precisa ser original e transmitir os valores e culturas da sua empresa, sendo que essa prática é conhecida como branding, mas não é o nosso foco no momento.
Qual o papel do design no marketing de conteúdo?
O ponto em que queremos chegar é que um bom design faz seu conteúdo se destacar entre a grande quantidade de conteúdos. Ainda que seja um conteúdo unicamente textual, um bom design faz com que o leitor se interesse por ele.
De acordo com Joseph Kalinowski, diretor criativo na Content Marketing Institute, um design fraco ou de mal gosto pode fazer com que seu conteúdo seja ignorado ou se perca no feed.
Essa opinião vai de encontro ao que diz Joe Pulizzi, fundador da Content Marketing Institute, que nos coloca que se o design não gera engajamento ou chama atenção, pode ser que seu conteúdo nunca seja lido.
O co-fundador da Crazy Egg e da Hello Bar, Neil Patel diz ser mais fácil transmitir uma mensagem por meio de design e imagens, o que vai gerar mais tráfego e compartilhamentos nas redes sociais.
Para completar o que dizem esses especialistas, um estudo feito pela Ethos3, We Live in a Visual World, indica que 90% das informações assimiladas pelo cérebro são visuais, então pense nisso para seu site ou blog de refrigerador horizontal com gavetas.
Pontuamos a seguir alguns fatores-chave que englobam o design e o marketing de conteúdo.
Atratividade
Quando tratamos de marketing de conteúdo, é necessário falar sobre escaneabilidade, pois um texto escaneável é aquele que permite que o leitor encontre rapidamente os pontos principais dentro de um conteúdo.
A essa altura você deve estar se perguntando o que faz com que um conteúdo seja notado entre tantos outros conteúdos. Afinal de contas, somos bombardeados com informações 24 horas por dias, por todos os lados e em inúmeras plataformas.
Ser notado em meio a tantas opções é um desafio diário para qualquer criador de conteúdo, independentemente da área de atuação.
Pois o seu conteúdo pode ser excelente, mas para que seja lido pelas pessoas, ele precisa ser também visualmente atraente, e isso não tem a ver com beleza, e sim com destaque.
Um bom design para um conteúdo sobre azulejo patchwork não precisa ser complicado, é preciso que ele sintetize a ideia de forma simples e rápida.
A quantidade de cliques e/ou conversões que um conteúdo atrai é o que determina se ele é efetivo.
Consistência
Determinar o que é bonito ou feio é algo muito difícil. De forma filosófica, há muito tempo se debate sobre o que é o belo, mas isso envolve tantas variáveis que se torna impossível de determinar.
Mas a consistência do nosso design é uma variável que podemos controlar, afinal um design consistente torna seu conteúdo facilmente identificável.
Pense no seguinte cenário: sua empresa de cantoneira para parede produz conteúdos incríveis. No entanto, as pessoas não se sentem atraídas por eles, pois os conteúdos não são visualmente atrativos, então você decide investir em design.
Com a criação de imagens para seus conteúdos por um designer, eles começam a ser mais acessados, e agora todas as pessoas sabem que o seu conteúdo é excelente.
Uma vez que o design que acompanha seus conteúdos é consistente, os leitores conseguem diferenciar o que é produzido por você apenas olhando para ele.
Assim as pessoas passam a acessar os conteúdos por reconhecerem que aquele design é seu e que seus conteúdos valem a pena serem acessados.
Dessa forma você é reconhecido, pois as especificidades do seu design consistente dá ao seu conteúdo uma “cara própria” e diferenciada.
Em suma, pode-se concluir que o design de sua página de portão de alumínio para garagem tem o papel de engajar o público.
Grandes empresas trabalham duro para manter a consistência do design, buscando sempre novas formas de conciliar design e conteúdo. E quando você se torna referência, o mais comum é que você comece a ser copiado, por isso é importante inovar sempre.
Design e conteúdo são melhores quando estão juntos
De acordo com um estudo que já vem sendo feito há 10 anos pela Design Management Institute and Motiv, Inc., entre 2004 e 2014 as marcas que usam o design para guiar suas estratégias de marketing têm uma vantagem significativa no mercado de ações.
Claro que grandes marcas que investem em design contam com um orçamento absolutamente fora da curva, mas não é necessário investir muito dinheiro para ter um design consistente e funcional.
Sua empresa de laudo de aterramento pode contratar um bom designer que pode dar conta do recado.
Com uma estratégia bem traçada, quando houver mais demandas de design e novas contratações forem necessárias, sua receita também terá aumentado, possibilitando dar este passo.
Assimilação
Como já pontuamos, o cérebro humano trabalha melhor quando visualmente estimulado, então podemos concluir que sua mensagem se torna muito mais clara para seu público ao aliar o design ao conteúdo, e isso pode ser feito de várias formas, como:
- Imagens;
- Infográficos;
- Iconografia;
- Vídeos;
- Animações.
As imagens podem ser adicionadas às suas postagens para auxiliar em explicações, podendo dar exemplos ou sintetizar ideias mais abstratas. A expressão “entendeu ou quer que eu desenhe” pode ser muito bem aplicada aqui.
Os infográficos são poderosos tipos de conteúdo visual que gera engajamento, instrui o público e é visualmente atrativo.
Eles podem ser extensos e tratarem de um assunto mais longo e complexo ou podem ser uma imagem pequena, complementando uma ideia em um e-book, blog post ou podem ser compartilhados em redes sociais, pois têm um grande potencial de viralização.
A iconografia é a sintetização máxima de uma ideia, usando ícones que geralmente pequenas imagens bem simplificadas que passam uma mensagem.
Nos infográficos, os ícones são amplamente utilizados, pois já existe um excesso de informações no mesmo lugar, ou seja, quanto mais sinterizadas forem as imagens que formam um infográfico, melhor.
Os vídeos estão em seu auge no que se refere ao conteúdo digital, e essa tendência não tem previsão de mudar de curso.
Eles são simples de serem feitos, pois qualquer celular filma vídeos com uma qualidade considerável, e editar os vídeos também não tem nenhum segredo.
Já as animações podem ser um pouco mais complexas de serem produzidas para seu negócio de portão articulado, mas em alguns casos uma imagem estática não é o bastante para que a mensagem fique totalmente clara.
Em casos como este, uma animação pode facilmente resolver o problema. Vale também adicionar movimentos simples a uma imagem para que ela chame mais atenção.
Considerações finais
Como você conferiu neste artigo, o uso de design em estratégias de marketing de conteúdo não é apenas importante, é algo imprescindível.
Ainda que você não esteja apto para basear toda a sua estratégia em design como as grandes marcas fazem, jamais ignore esse detalhe, ou o preço a ser pago por isso será bem mais caro do que investir em um bom designer.
Seu negócio de fornecedor de vassouras precisa de um bom design, pois ele pode mudar os resultados drasticamente, seja para melhor, quando bem feito, ou para pior, quando mal feito.
Então tenha muito cuidado com isso, fazendo o seu design voltado para a persona, e não para seu gosto pessoal.
Faça pesquisas, testes e entenda ao máximo sua audiência, e jamais insista em um design que te leva para longe dos seus objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.