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Falar sobre marketing sem citar o nome de Kotler é quase impossível, assim como diversas outras figuras, o marketing também possui pessoas que se tornaram referência nessa área e ajudaram diversas pessoas.
É o caso de Philip Kotler, que hoje é considerado um dos maiores gurus do marketing dos últimos tempos. Neste texto, iremos te apresentar esse grande nome do marketing e suas principais estratégias e divas para gerar grandes resultados.
Antes de qualquer coisa, precisamos sempre nos lembrar que tudo o que acontece no mundo provém de pessoas e é feito para pessoas. Até mesmo as grandes máquinas ou até mesmo os robôs da atualidade, foram desenvolvidos por humanos e foram destinados a eles.
Por isso, dentro do marketing não seria diferente, pessoas comuns como Kotler entenderam essa premissa e começaram a estudar a fundo sobre o assunto para conseguir ajudar o maior número de pessoas possível.
Seja o seu negócio, uma fábrica de tela artística ou até mesmo uma loja de ferramentas, as dicas que apresentaremos a seguir, desenvolvidas por Kotler, ajudaram o seu negócio a alcançar resultados surpreendentes.
Conheça Philip Kotler, o guru do marketing
Nascido na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1931, Philip Kotler fez seu primeiro curso de faculdade na Universidade DePaul por dois anos, em sua cidade natal e, um pouco mais para frente, também fez seu mestrado na Universidade de Chicago.
Após finalizar seu mestrado, Kotler conquistou seu PhD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, um dos institutos mais renomados e importantes de todo o mundo.
Somado aos dois diplomas em Economia, Kotler, que sempre deixou claro seu desejo por mais conhecimento, ainda fez um pós-doutorado na Universidade de Harvard em matemática e outro em ciências comportamentais na Universidade de Chicago.
Em 1962, Philip começou sua carreira como professor universitário na Kellogg School of Management e em 1967 publicou seu primeiro livro que, hoje em dia, é considerado a bíblia do Marketing, chamado Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.
Esse livro é utilizado em diversos países, seja em cursos de pós-graduação de negócios e marketing ou até mesmo por donos de uma fábrica de porta de pvc que desejam melhorar o marketing interno e externo da sua empresa.
Desde 1988, Philip Kotler é titular da cadeira de Marketing Internacional na Universidade de Northwestern, um dos mais importantes centros de estudos sobre negócios em todo o mundo.
Se tem uma coisa que Kotler nunca deixou de lado, foi sua busca incessante por mais conhecimento, ele sabia que apenas isso levaria ele a chegar onde sempre desejou e se tornar uma das principais.
A história de Philip já nos ensina uma lição muito importante até aqui: O conhecimento é muito importante e devemos sempre estar à procura dele, afinal de contas, podem roubar tudo de nós, menos o nosso conhecimento.
Seja você o empreendedor de uma fábrica de máquinas empacotadoras ou até mesmo de uma loja de roupas, buscar conhecimento, ir atrás de referenciais e estudar cada vez mais sobre o assunto só trará benefícios para o seu negócio e também para você.
Entenda a importância de Philip Kotler para o marketing
Mas é claro que Philip Kotler se destaca não apenas pelo seu currículo inspirador e pela sua trajetória de sucesso e conquistas. Esse homem mudou conceitos dentro do marketing e contribuiu de uma forma jamais vista antes para garantir o sucesso de suas estratégias.
Por isso, selecionamos alguns dos feitos de Kotler dentro do marketing para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que ele fez dentro desse setor. Confira:
Deu importância ao Marketing
Antes de Philip, o marketing não era considerado um trabalho de extrema importância nas empresas como é hoje. Uma fábrica de chapa de pvc expandido, por exemplo, sabe que precisa investir em marketing para obter bons resultados hoje em dia.
Philip Kotler trouxe o marketing para o centro dos processos e das estratégias de venda e gestão, pois ele sabia que essa era uma parte extremamente importante nas empresas e auxilia na construção da grande potência e influência que é o marketing na atualidade.
Novo foco para os negócios
Kotler também reiterou a ideia de que o foco das empresas deveria estar mais centralizado na satisfação dos clientes e nos benefícios que seu produto ou serviço ofereceria a essas pessoas, e não apenas preocupados com a parte logística desse processo.
Por exemplo, uma fábrica de rede de proteção antipássaros deveria se preocupar em como o seu produto iria impactar a vida de pessoas e mudar o mercado desse segmento, gerando mais satisfação e inovação.
Com isso, novas estratégias de marketing e novas abordagens de gestão foram criadas justamente com o intuito de dar um novo foco ao marketing e usar ele para levar resultado e satisfação para os clientes.
Ampliou o conceito de Marketing
Outra contribuição de extrema importância é a ampliação do conceito de marketing que Kotler criou, pois ele fez com que o marketing deixasse de ser visto apenas como uma estratégia de venda, mas transformou seu conceito em um processo maior.
Com essa nova definição, o marketing foi entendido como uma forma de comunicação e troca entre as empresas e os clientes, não apenas para meios comerciais, mas também como uma maneira de aprenderem uns com os outros.
Por exemplo, uma consultoria em gestão de vendas pode trazer outros resultados além do aumento das vendas de uma empresa, pode trazer a ideia de que essa venda não é apenas um número, mas uma ação que irá impactar e mudar completamente a vida de um cliente.
Desenvolveu novos conceitos
Philip Kotler também desenvolveu novos conceitos para essa área já tão rica e vasta, alguns deles foram o Marketing Social e o Demarketing.
O Marketing Social aplica a teoria de que o marketing pode ser usado para influenciar a mudança de comportamento das pessoas na sociedade, o que beneficiará uma comunidade por inteiro.
É o que vemos hoje, por exemplo, com os influenciadores digitais. Se um deles surgir nas redes sociais divulgando uma locação de gerador trifásico, provavelmente as pessoas que o acompanham iriam adquirir aquele serviço e isso, mesmo que minuciosamente, estará mudando o comportamento da sociedade para beneficiar as empresas.
Já o Demarketing diz respeito ao que as organizações devem fazer para diminuir uma demanda quando ela se encontra muito alta.
Por exemplo, se uma empresa de motoredutor industrial está passando por problemas financeiros, é necessário cortar alguns gastos desnecessários e economizar para que não haja problemas futuros.
Kotler contribuiu e muito para a construção de um marketing mais humano e eficaz, quebrou a ideia de que as pessoas deveriam ver essa área apenas como uma que garante as vendas de uma empresa e a transformou em um verdadeiro conceito empresarial.
Hoje, graças a Kotler, milhares de marcas vêm conquistando resultados surpreendentes devido a esse grande conceito que foi transformado pelo maior guru de marketing dos últimos tempos.
Dicas de Kotler para um negócio de sucesso
E é claro que não poderíamos deixar de lado as dicas que essa grande figura do marketing deixou para as pessoas que, assim como ele, desejam entender cada vez mais sobre o assunto e aplicar estratégias que irão transformar os seus negócios. Confira:
- Guarde suas melhores ideias apenas com você;
- Conheça o seu cliente;
- Tenha uma estratégia de branding;
- Permaneça à frente da concorrência;
- Crie uma experiência para o seu cliente.
Essas cinco dicas foram as principais dadas por Kotler e que fizeram ele obter grandes resultados, e assim como ele, você também é capaz de mudar o cenário do seu negócio para melhor e fazer do marketing o seu grande aliado nesse processo.
Dicas como essas se aplicam a todo e qualquer tipo de negócio, mas antes de qualquer coisa, é necessário entender bem sobre a sua marca, seu produto ou serviço, sua forma de trabalhar e, é claro, sobre os seus clientes.
Kotler sempre se preocupou em criar um marketing cada vez mais humano, que priorizasse as relações entre as pessoas, independente se elas estavam por detrás da marca de uma empresa ou da tela de um computador.
Figuras como Kotler nos inspiram a ser melhores e a sempre buscar por inovação, por isso, nunca deixe de buscar pelo novo e trace estratégias que irão fazer do seu negócio algo humano e eficaz a cada dia.
Nunca se esqueça que antes de qualquer número, estratégia ou resultado, seu cliente e sua empresa são pessoas e, no fim das contas, tudo deve ser voltado para elas. Só assim você conseguirá o sucesso que tanto almeja.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.