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O neurodesign nada mais é do que uma busca pela incorporação de conhecimentos da neurociência junto ao marketing, e ele se estabelecerá a partir do levantamento de dados sobre as decisões das empresas.
Essa área tem como objetivo principal identificar o comportamento do usuário e buscar soluções fisiológicas que possam fornecer informações importantes para gerar estímulos que envolvam emoções positivas ou até mesmo negativas no consumidor.
Por mais surpreendente que possa parecer, todo o processo de compra e venda envolve o psicológico de qualquer pessoa, desde uma que procura por serviço de alongamento de chassi ou até mesmo por um novo carro.
Isso porque, diante da evolução dos neurônios, diversos estudos se dedicam cada vez mais a buscar entender como a neurociência, aliada ao design, pode aumentar o engajamento dos usuários perante às marcas.
Para isso, pesquisadores criaram insights sobre o neuromarketing para estudos de técnicas de design, com os materiais disponibilizados na internet e nos livros que falam sobre o tema, você consegue entender ainda mais sobre o assunto.
Além disso, o neuromarketing é essencial para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais, seja ela uma que ofereça levantamento topográfico de lotes urbanos ou até mesmo um comércio de equipamentos, o neurodesign fará toda a diferença na sua estratégia.
Por isso, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a entender mais sobre esse assunto e aprender a colocar o conceito do neurodesign em prática para aumentar os seus resultados.
Conheça o neurodesign e a sua importância
Segundo Darren Bridger, neurocientista e mestre em métodos de pesquisa psicológica, o neurodesign é a aplicação de insights de neurociência e da psicologia para a criação de designs mais eficazes.
O neurodesign também complementa outras áreas capazes de ajudar na compreensão do motivo pelos quais as pessoas reagem de determinadas maneiras aos mais diversos designs.
Existem algumas áreas que se relacionam com o neurodesign, produzindo muitos benefícios ao longo do processo, como:
- Análise de imagem por computador;
- Economia comportamental;
- Psicologia evolucionista;
- Inteligência artificial;
- Estética.
Todos os dias são publicados na internet milhões de designs, seja em formato de vídeo, fotos ou arte, tanto em suas versões finais quanto para testes justamente com o objetivo de atrair a reação comportamental mais utilizada dentro da internet: o clique.
Hoje, uma pessoa que procura por mesa pantográfica preço irá clicar no resultado que mais a agrada, por isso entender sobre essa ação e traçar estratégias para atrair ainda mais cliques para o seu negócio é essencial.
Na internet, esses testes são realizados em tempo real devido ao seu ritmo acelerado, o que permite entender as tendências populares e descobrir o que as pessoas pensam, desejam e sentem ao redor do mundo.
Há alguns anos, as imagens eram consumidas em silêncio pelos consumidores, uma vez que eram exibidas em museus, galerias de arte ou até mesmo na televisão. Entretanto, hoje esse cenário mudou completamente.
Com a chegada da internet e das redes sociais com todos os recursos que elas oferecem, as pessoas conseguem expressar reações em relação aos conteúdos que consomem, principalmente se são nos formatos de fotos e vídeos publicados nas redes sociais.
Essas reações, na maioria das vezes, não partem da mente consciente das pessoas, mas sim do seu inconsciente. Isso porque são reações quase automáticas e instantâneas, que nem sempre as pessoas irão pensar se fazem ou não aquilo.
Um ótimo exemplo disso é a famosa curtida nas redes sociais. Existem pessoas que irão curtir um conteúdo de uma empresa que faz análise termográfica de painéis elétricos justamente por se interessar no trabalho, enquanto outras fazem isso de maneira automática.
Todos somos, de alguma maneira, criadores de conteúdo ao mesmo tempo em que também fazemos parte desse experimento psicológico global chamado internet, que mudou por completo nossa maneira de consumir e até mesmo agir no ambiente online.
Princípios do neurodesign
E engana-se quem pensa que a internet é terra sem dono, como costumam dizer, assim como diversas outras áreas e setores, a internet também possui regras, limitações e princípios que precisam ser seguidos.
Da mesma forma, o neurodesign também possui um conjunto de princípios que precisam ser estudados e abraçados por quem deseja trabalhar com ele e utilizá-lo para aumentar os seus resultados da maneira correta.
Por isso, selecionamos os princípios do neurodesign para que você esteja por dentro do que deve ser seguido ao trabalhar com essa área tão valiosa e importante. Confira:
Fluência de processamento
O cérebro humano possui um viés para imagens que facilitam a decodificação de determinadas mensagens, por isso possuem vantagens sobre imagens mais complexas, e até mesmo para a estrutura de alguns textos.
Dentro deste cenário, pense sempre em chamar a atenção do seu público através de textos simples, mas com imagens bem elaboradas. Isso porque uma pessoa que procura por alarme de incêndio preço consegue ser atraída muito mais pela imagem chamativa do que por um enorme texto falando sobre o produto.
Primeira impressão
Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido a famosa frase que diz: “A primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? O fato é que nosso cérebro faz julgamentos intuitivos e muito ágeis quando vemos alguma coisa diferente pela primeira vez.
O sentimento desse primeiro contato visual influenciará diretamente na maneira como reagimos ao design. O nosso cérebro é tão rápido que essa primeira impressão pode ocorrer até mesmo antes de compreendermos o que está sendo vendido.
Uma empresa que venda equipamentos em aço inox, por exemplo, precisa sim se preocupar com o seu atendimento, mas também com o design que será essencial para chamar a atenção do consumidor.
Destaque visual
Quando entendemos o que estamos vendo, nosso entendimento constrói o que os neurocientistas chamam de Mapa de Destaque, que nada mais é do que tudo o que o cérebro humano acha que merece a nossa atenção.
Elementos ou imagens com alto destaque visual fortalecem as nossas ações subsequentes. Por exemplo, embalagens com um maior destaque visual são mais escolhidas pelos consumidores, mesmo quando tendemos a preferir o produto da marca concorrente.
E isso não vale apenas para quem vende produtos, mas também para quem presta serviços como aterramento linha de transmissão. Cuidar da construção de uma identidade visual para a marca é essencial para atrair cada vez mais clientes.
Indutores não conscientes
A criação de produtos importantes pode ser mudada para produzir designs influentes com a presença de mais elementos. Você pode fazer isso por meio de cores, elementos visuais, textos e imagens que levam emoção ao inconsciente dos consumidores.
Um bom exemplo disso é a psicologia das cores, que faz com que a pessoa sinta a emoção que uma cor transmite em seu subconsciente, ou seja, ela nem se dá conta de que é justamente aquela cor que a faz sentir o que sente.
Economia comportamental
A economia comportamental é um conceito baseado no desenvolvimento teórico e nas descobertas empíricas dos campos da psicologia, da neurociência e de diversas outras ciências sociais que estudam o comportamento humano.
Os economistas buscam entender como as influências psicológicas podem ser usadas no processo de escolhas de consumo, ainda que, no primeiro momento, sejam considerados irracionais à vista.
Isso significa que se trata de uma área que estuda como uma pessoa contrata uma manutenção em trocadores de calor, por exemplo, apenas pelo desejo inconsciente que aquela marca despertou no consumidor.
Esses são os princípios de neurodesign que precisam estar fixados na mente de quem deseja entender mais sobre o assunto e começar a colocar o conceito em prática para obter mais resultados.
Entenda como o neurodesign ajuda a sua empresa
O neurodesign é um conceito criado e focado em pessoas, e a sua empresa, independente de qual seja o segmento, também produz produtos ou serviços voltados para pessoas que possuem dores, vontades, necessidades e desejos.
Por isso, o neurodesign é muito mais do que apenas uma estratégia, é uma maneira de se conectar com o seu público, entender o que eles querem e sentem de maneira natural e agir da forma mais ética e profissional possível para obter os resultados que deseja.
Quando você entende que trabalha com pessoas e o que produz é focado nelas, todas as suas estratégias e objetivos se tornam mais humanizados, o que, consequentemente, aumenta a confiança e credibilidade da sua marca perante os consumidores.
Com isso, é possível não apenas alavancar o desempenho da sua marca, mas se conectar com o seu público de maneira mais eficaz e natural, tornando o processo de venda e comunicação muito melhor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.