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O design editorial é muito mais do que apenas um conceito de mercado, mas uma forma inovadora de se trabalhar com algo extremamente importante dentro do mercado, que é justamente a área do design.
Provavelmente, você já deve conhecer o conceito de design gráfico, muito famoso no mercado e que diz respeito a uma área que foca na construção de peças e elementos visuais que ajudem as empresas a construírem suas imagens no mercado.
Sabemos bem o quão importante é o design dentro do mercado, afinal de contas, as pessoas estão cada vez mais atentas às formas como as marcas trabalham o seu visual e a organização dos materiais de suas empresas.
Tendo isso em vista, muitos começaram a ver como o design passou a ser importante não só no que diz respeito à questão visual, mas também a tudo que diz respeito ao conteúdo que é produzido pelas marcas através de seus canais de comunicação.
Hoje, sabemos bem que encontrar um container lanchonete à venda é mais simples do que poderíamos imaginar, entretanto, só a marca sabe todo o trabalho e estratégia que possui por trás de todos os resultados positivos que conquistam.
Uma das estratégias mais usadas e importantes dos últimos tempos é justamente o design editorial, que como o próprio nome já diz, se trata de um design que se trabalha com a edição de materiais e conteúdos nos canais de comunicação.
Nos dias atuais, a maioria das marcas produzem conteúdos através da internet, usando os mais diversos formatos que existem para alcançar o seu público-alvo e construir uma audiência fiel e constante.
Com o passar do tempo, as empresas começaram a ver que só produzir conteúdos de qualidade não era o bastante, por mais que seja algo extremamente importante, mas também era preciso se atentar ao design deles.
Seja uma empresa de laqueação de móveis ou até mesmo uma marca de roupas, todas costumam produzir conteúdos para as redes sociais e para seus sites com o objetivo de captar novos clientes, e se atentar ao design deles é extremamente importante.
Sendo assim, hoje iremos conhecer mais sobre esse assunto, as vantagens que o design editorial traz e como ele está sendo adaptado e aplicado dentro do universo do marketing digital.
Os benefícios e a importância do design editorial
Tal qual o design gráfico, que provou a sua importância a partir da necessidade das empresas em construírem um negócio que respeitasse o uso de imagens e elementos visuais em sua construção, o editorial surgiu com um objetivo único.
Além de contar com um conteúdo de qualidade, ou seja, aquele que ajuda as pessoas a aprenderem algo novo, resolverem um problema ou esclarecer uma dúvida, o design editorial também trabalha com a construção desse conteúdo.
E quando falamos de construção, não nos referimos apenas a produção do assunto do que será passado, mas a como o conteúdo será organizado em seu canal de comunicação, que fará com que as pessoas consigam encontrar uma cromagem de peças preço acessível.
O uso adequado do design editorial traz diversos benefícios para as marcas, pois dentro do universo digital, por exemplo, elas podem receber apoio dos algoritmos dos buscadores, que funcionam como espécies de robôs que ajudam no aumento da visibilidade dos sites.
Sem contar que aplicar tal conceito também ajuda na conquista de clientes que sigam a sua linha editorial e que sejam clientes mais segmentados, ou seja, aqueles que correspondem ao perfil de cliente ideal da sua marca e possui grandes chances de comprar de você.
São inúmeros os benefícios do design editorial para as empresas, e quanto antes entendemos e conhecemos alguns deles, mais rápido conseguimos aplicar tais ideias que visam justamente o aumento dos resultados do seu negócio.
Seja em um negócio de adequação nr12 ou até mesmo em uma marca com produtos de decoração, apostar no design editorial é uma forma de organizar seus conteúdos de forma otimizada e prática, deixando-os prontos para o sucesso.
Tal ideia se tornou extremamente importante quando entendemos que design vai muito além de apenas imagens, mas trata-se de um conjunto de técnicas que visam a construção de algo novo e o suporte aqueles que mais precisam de ajuda.
Entenda como são feitas as aplicabilidades estratégicas
Agora que você já entende um pouco mais sobre a importância do design editorial e os benefícios que eles trazem para as marcas que nele resolvem apostar, chegou o momento de entender como são feitas as aplicabilidades estratégicas desse conceito.
Entretanto, não iremos falar apenas sobre isso, vamos abordar sobre as aplicações estratégicas de tal ideia dentro do marketing digital, um conceito que cresceu de forma surpreendente nos últimos anos e fez com que milhares de marcas tivessem muito sucesso.
O marketing digital pode ser entendido como um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas em todo e qualquer tipo de negócio, desde uma empresa de controle tecnológico do concreto até mesmo uma marca de cosméticos.
Acontece que as estratégias desse universo são aplicadas dentro de plataformas do universo digital, e sabemos bem que quando falamos de comunicação e conteúdo dentro deste mundo, a ideia de linguagem precisa ser muito bem alinhada.
Isso porque estamos falando com um público que deseja consumir conteúdos rápidos, mas que ao mesmo tempo consiga cativá-los na dinâmica de leitura de um artigo, por exemplo, e que precisa respeitar aplicações cruciais do design editorial, como:
- Diagramação;
- Tipografia;
- Legibilidade;
- Escalabilidade;
- Segmentação;
- Formato;
- Entre outros.
Cada um desses pontos se referem a uma característica única do universo do design editorial e diz respeito a um passo que deve ser seguido na produção e publicação de um conteúdo que deseje gerar bons resultados para a marca.
Por exemplo, ao entrar no site de uma rede de empresas de elevadores SP, você verá que os textos produzidos pela marca possuem dinamismo e são bem organizados na página, o que pode parecer algo simples, mas que faz toda a diferença.
Isso porque, como mencionamos, as pessoas estão cada vez mais atentas ao visual das marcas, e isso não diz respeito apenas ao uso de imagens e cores, mas também a organização dos conteúdos produzidos por ela.
Sendo assim, podemos entender que o design editorial aprendeu a se adaptar aos avanços do marketing digital e trazer para essa realidade algo novo e que transformou a maneira como as empresas produzem e postam seus conteúdos.
Como se adaptar ao design editorial?
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre como você pode adaptar o design editorial para a sua empresa e usá-lo de forma prática, dentro das necessidades de cada área do seu negócio.
Assim como um serviço de análise de solo aprendeu a se adaptar às tecnologias, sua empresa também precisa se adaptar ao novo e entender como conceitos como o design editorial podem ser úteis no dia a dia da sua marca.
Pois bem, o primeiro passo para isso é justamente contar com profissionais de ponta para ajudar nesse processo, e felizmente, profissionais de qualidade não estão em falta no mercado, você só precisa encontrá-los.
Além disso, contar com ferramentas de design editorial também faz toda a diferença nesse processo, por isso, é extremamente importante estar por dentro das que existem no mercado e como podem atender a suas necessidades.
E é claro que não podemos esquecer do devido estudo do seu público-alvo, ou seja, você precisa estar por dentro do que o seu público gosta, o que eles desejam consumir e como os seus produtos ou serviços podem ser úteis para eles.
Isso porque, será através de tal análise que você conseguirá entender como as suas telhas ecológicas, por exemplo, poderão ajudar as pessoas e qual a melhor forma de estruturar seus conteúdos para que cheguem neles da melhor forma possível.
São inúmeras as ideias que podem te ajudar a colocar em prática o design editorial em sua empresa, o importante é entender que o conceito não se trata de uma fórmula mágica, mas de um aliado que te ajudará a chegar mais longe.
Assim, você conseguirá conhecer ainda mais os pontos fortes e fracos da sua marca, trabalhando de forma mais assertiva e humanizada para que os seus resultados surjam de forma natural e ajude a sua empresa a chegar onde você deseja.
Considerações finais
Dessa forma, será mais do que possível usar conceitos básicos e inovadores como o design editorial para conquistar grandes resultados e, a partir disso, gerar um relacionamento saudável com seus clientes e estruturar conteúdo de qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.