- suporte
- 0 Comments
- 54 Views
Falar sobre design emocional é falar sobre uma inovação do mercado que está chegando com cada vez mais potência e importância no mercado empresarial, mostrando aos empreendedores o quão importante esse tipo de negócio é na atualidade.
Para entendermos bem sobre este conceito, precisamos destrincha-lo para entender o que cada palavra significa e como a combinação entre ambas deu surgimento a muito mais do que apenas uma ideia, mas uma estratégia de negócios.
Começando pelo design, podemos entendê-lo como um trabalho que agrupa diversos elementos visuais que constroem uma identidade que pode ser usada para os mais variados objetivos.
Dentro do universo empresarial, o design costuma ser usado na construção de identidades visuais e elementos que compõem o site, as redes sociais, as páginas de venda e até mesmo os espaços físicos de uma marca no mercado.
Com o passar do tempo, o design se tornou extremamente importante, pois hoje a pessoa que procura por um container comprar à vista na internet se atenta a toda a questão visual que foi construída e que é trabalhada pela marca dentro de seus canais.
Isso significa que as pessoas estão cada vez mais atentas à questão visual das marcas, por isso o trabalho da área de design passou a ser cada vez mais importante. Porém, não satisfeitos, os profissionais dessa área viram que apenas isso não era o suficiente.
O tempo mudou e novas tecnologias, assim como estratégias, surgiram no mercado e trouxeram conceitos e aplicações que fizeram os profissionais repensarem a forma como trabalham e para quem destina o que fazem.
Foi a partir desse questionamento e da produção de diversos estudos que comprovam a importância das emoções no processo de venda e relacionamento que o design emocional começou a ser construído no mercado.
Para uma empresa de segurança eletrônica rio de janeiro, por exemplo, o design passou a ser uma arma que trabalha a produção daquilo que todo ser humano tem e que não consegue escapar: as emoções.
Tendo isso em vista, hoje vamos conhecer ainda mais sobre esse conceito, e além disso entender quais benefícios ele pode trazer para as empresas e como está sendo aplicado dentro da era do marketing digital.
Características e diferenciais do design emocional
Para começo de conversa, é importante que entendamos as características e os diferenciais que rodeiam o conceito de design emocional, afinal de contas isso é essencial para que se compreenda o tamanho de seu poder e influência no mercado.
Podemos entender o design emocional como uma junção entre as ações de design, que focam na produção de materiais visuais, com a construção de elementos que trabalham com as emoções humanas, que podem ser as mais variadas, como:
- Prazer;
- Alegria;
- Satisfação;
- Tristeza;
- Raiva;
- Desejo.
Um exemplo disso pode ser uma campanha de uma empresa de reforma residencial SP que não oferece apenas um trabalho de qualidade, mas que entrega aos seus clientes a sensação única que é ver toda a sua casa completamente reformada.
A emoção é a única coisa que o ser humano não consegue controlar, seja ela boa ou ruim. Quando seu filho nasce, quando alguém que você ama morre, quando você realiza um sonho ou se machuca com algo, é sempre a emoção que falará primeiro.
Por isso o design emocional surgiu como uma forma de unir dois poderosos conceitos que juntos tendem a entregar resultados ainda melhores para as empresas e também para os usuários que estão à procura de um produto ou serviço no mercado.
As principais características do design emocional é justamente o seu processo de desenvolvimento de peças visuais, que já não focam mais em só fazer algo bonito, mas em produzir algo que desperte uma sensação nas pessoas.
Por exemplo, uma empresa que vende caixinha de luz parede usa o design emocional para construir uma estratégia de venda que foque no despertar de uma determinada emoção no potencial cliente, emoção essa que o leve a comprar o produto.
E o seu diferencial se baseia justamente na produção de objetivos que são cada vez mais personalizados, isso porque se trabalha com algo único para as pessoas, as suas emoções, que dificilmente consegue enganá-las.
Sendo assim, contamos não só com um conceito, mas com uma estratégia inovadora de mercado que une a importância do design com as emoções que fazem qualquer pessoa se sentir mais próxima da sua marca.
Saiba quais são os benefícios do design emocional
Tendo em vista o que é o design emocional e o tanto que ele é importante para os negócios, é claro que uma estratégia como essa renderia ótimos benefícios para as empresas que nela apostasse, e vamos conhecer alguns deles a seguir.
O primeiro é justamente uma maior atração de público para a empresa de portaria remota, ou seja qual for o seu segmento de mercado, afinal de contas, o design emocional é uma estratégia que pode ser usada por todo e qualquer tipo de cliente.
Sabemos bem que a atração de clientes é uma métrica essencial para marcas que desejam mais vendas e lucratividade, isso porque, quanto mais público você atrai, mais potenciais clientes você conquista e, com isso, mais oportunidades de vendas surgem.
Além disso, o design emocional consegue ser um dos principais meios pelos quais você consegue uma maior retenção da atenção do usuário, pois ele estará lidando com determinados tipos de emoções que irão prendê-lo no que você está mostrando.
Reter a atenção das pessoas nos dias atuais é um grande desafio, isso porque vivemos na era da informação onde as pessoas não gastam tanto tempo em um só lugar quando podem passear pela internet em busca do que deseja.
E é claro que todo esse processo também traz ainda mais humanização para os processos da sua marca de câmeras e alarmes, por exemplo, pois você estará trabalhando com algo que apenas os seres humanos são capazes de sentir, reconhecer e descrever: as emoções.
Muito se fala sobre humanização nos últimos tempos, mas ela vai além de apenas saber como falar com os seus clientes, ela foca no desenvolvimento de uma noção e consciência que te faça entender que o que você produz e faz é para pessoas assim como você.
Com isso você trabalha justamente com o que apenas os seres humanos não conseguem escapar: suas emoções. Esses são apenas alguns dos diversos benefícios do design emocional, que é um divisor de águas nos negócios que apostam em sua aplicação.
Aplicações do design emocional no marketing digital
E por falar em aplicação, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre como o conceito do design emocional tem sido aplicado na atualidade, e principalmente dentro da era do marketing digital, que mudou por completo o mercado empresarial.
Caso você não saiba, o marketing digital é um conjunto de estratégias que podem ser usadas tanto por uma empresa administradora predial ou de qualquer outro segmento, e que foca em uma aplicação 100% online.
Dentro deste cenário e em meio a diversas estratégias criadas, desenvolvidas e propagadas pelo marketing digital, o design emocional conseguiu se adaptar a muitas delas devido à versatilidade de sua ação, que pode ser aplicada em diversos segmentos de mercado.
Uma das ações onde o design emocional é mais visto é no uso de gatilhos mentais, que funcionam como uma espécie de estímulos cerebrais que fazem o usuário desenvolver certa sensação que o incentiva a comprar o que está sendo oferecido.
Os gatilhos mentais são ferramentas muito usadas no marketing digital e que ajudam no aumento das vendas e até mesmo na retenção de possíveis usuários através da produção de conteúdos nos canais de comunicação da marca.
Além disso, os relatos de clientes que já contrataram um serviço de revestimento fachada de casas, por exemplo, também é uma forma como a qual o design emocional é usado, pois gera no potencial cliente mais certeza da qualidade daquilo.
As pessoas tendem a consumir algo com mais certeza quando veem que outra pessoa também já consumiu e recomendou, por isso divulgar os relatos de outros clientes também é uma forma de garantir a aplicação do design emocional.
Essas são algumas das formas com as quais o design emocional é usado dentro da era do marketing digital. É claro que existem muitas outras, afinal de contas, as emoções também estão em todos os lugares, mas essas costumam ser as principais.
Considerações finais
Entender sobre conceitos como o design emocional é uma forma de se manter por dentro das inovações do mercado e trazer para o seu negócio sempre o melhor e o mais atual tipo de aplicação que gere melhores resultados.
Dessa forma você poderá trabalhar com as emoções do seu público e garantir que os seus potenciais clientes sintam sensações boas em contato com a sua marca, e a partir disso não só consumam de você, mas também recomendem o seu trabalho.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.