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De forma específica, os 5cs da comunicação moderna é uma teoria que aborda os pilares de uma boa comunicação e é cada vez mais necessária de se ter na mente, tendo em vista o mundo em que vivemos, que funciona na base de comunicação constante entre diferentes pessoas e ideologias.
A teoria foi criada pelo estudioso de marketing Mauro Borges e consiste em 5 princípios para aplicar dentro de uma empresa, mas que também se refletem fora dela, para estabelecer um sistema comunicacional efetivo.
Vale lembrar, logo de início, que são aspectos visíveis em quaisquer cenários. Desde as profissões mais especializadas como serviços de topografia até outros mais gerais como donos de mercearia ou bares.
Portanto, aprender o quê cada um significa, suas características e diferenciais é fundamental para um bom relacionamento entre funcionários e possíveis clientes. Fique conosco neste artigo e saiba mais sobre os 5 C’s da comunicação moderna.
Quais são os 5 Cs da comunicação moderna?
As cinco palavrinhas podem gerar diversas discussões, mas com a comunicação cada vez mais recheada de inovações e cada vez mais veloz, proporcionada pela internet e redes sociais, é de suma importância o conhecimento desses conceitos e sua relação com a sociedade atual.
São conceitos básicos, mas que sempre estão se atualizando. Assim, é necessário um estudo constante do modo em que acessamos novas informações, nos relacionamos com as pessoas, os gostos evoluem e como podem ser aplicados no contexto de cada empresa.
Mesmo com a evolução da comunicação, esses conceitos pensados em 2008, permanecem essenciais para qualquer iniciativa de marketing ou de relação entre funcionários, chefias e o público final de uma empresa.
Para isso, de forma direta, os 5cs da comunicação moderna consiste nos seguintes termos:
- Conhecimento;
- Comunidade;
- Colaboração;
- Caos;
- Cultura.
Provavelmente você já deve ter pensado em diversos conceitos e cenários somente ao ler cada um deles.
Afinal, elas estão presentes em diversos contextos de nossas vidas. Mas, sem mais delongas, vamos conhecer o que cada C significa quando falamos do ambiente empresarial?
Conhecimento
Diversas formas de informação são compartilhadas e apreendidas a todo momento.
Com isso, tanto os funcionários de uma empresa quanto o público, estarão, de certa forma, disputando e espalhando essas informações, que, no fim das contas, se tornam conhecimento sobre a marca.
Em uma empresa de assessoria contabilidade, por exemplo, temos diversos profissionais oriundos de diferentes faculdades, com os conhecimentos adquiridos em suas vivências e aprendendo na instituição.
Por conta disso, em algumas situações, a dificuldade está em juntar todo esse conhecimento dentro de um só cenário, reforçando uma comunicação e cultura únicas.
O mesmo vale para os clientes e público da empresa. Alguns deles podem possuir ainda mais informações que os encarregados.
Dessa forma, é necessário que haja um diálogo entre todas as partes, para que ambos possam aprender juntos, e o estabelecimento de diretrizes únicas.
Esse é o primeiro pilar da comunicação moderna, fácil de encontrar em diferentes canais e cada vez mais urgente de lidar, conforme o grupo de pessoas se diversifica ainda mais.
Comunidades
Muito ligado com a evolução da persona, o conceito de Comunidades nos 5cs da comunicação também abarca a empresa e o campo fora dela. Isso porque trata-se do grupo de pessoas que se aglutina em torno de hobbies e interesses em comum.
Quando se fala em Comunidades, se fala no fim de um estilo de grupo corporativo sério e sisudo, com hierarquias e regras estabelecidas, mas no compartilhamento de gostos e informações.
Ou seja, são pessoas de diferentes regiões e vivências, mas que possuem semelhanças na linguagem e nos gostos, criando relacionamentos e se influenciando.
Você pode encontrar essa ideia dentro dos escritórios de arquitetura ou pelos canais de redes sociais, como grupos e comunidades criados nesses espaços.
Nesse sentido, é importante saber quais são os grupos, conversar com eles e verificar possíveis viradas de chave dentro da empresa com relação a esses grupos.
Esse segundo princípio também está ligado com o primeiro, pois, juntar as pessoas em comunidades ou entendê-las como parte desses grupos também é uma maneira de compartilhar o aprendizado e formas de se portar.
Colaboração
Com as pessoas em grupo e obtendo conhecimento, chegou a hora de entender como é possível que haja uma colaboração.
Novamente, o conceito se expande para fora da empresa. Dentro de canais de redes sociais, boca a boca, comentários em sites, dentre outros espaços.
Afinal, como fazer com que influenciadores, clientes, fornecedores também colaborem entre si, mesmo que não pertençam – de forma direta – a uma mesma comunidade que se fortalece?
Seja você um dono de uma empresa de administração de condomínios ou o chefe de um comércio de salgados, essa questão pode influenciar de forma positiva para o seu negócio, ao saber como estimular essa atitude entre os stakeholders.
É só olharmos para as redes sociais, em que cada publicação possui interações de pessoas completamente diferentes.
Essa é a urgência que observamos hoje e que as empresas precisam ficar de olho para a construção de um cenário mais saudável e insights mais qualificados no negócio.
Com a colaboração ativa entre os grupos, os serviços serão sempre feitos com mais eficiência, como a manutenção em notebook ou a entrega em delivery, por exemplo.
Assim, a colaboração é benéfica para todos os tipos de comércio e promoção de serviços.
Caos
O ambiente atual em que a comunicação se encontra é de disputa, diferença de ideias, todo mundo conversando, destacando o que pensam e com opiniões fortes.
Assim, o que se percebe é que esse cenário favorece um ambiente de caos, caso não seja devidamente gerenciado.
A questão aqui é que esse caos já é o natural e cabe a empresa entender isso e ver formas de trabalhar com ele e tornar ele mais controlável e benéfico para o negócio.
Muitas corporações não aceitam essa característica das redes, devido a dificuldade que pode trazer para estabelecer a voz, mas ele existe e é preciso saber se posicionar.
O primeiro passo é aceitar que o caos existe e que ele faz parte do novo cenário comunicacional, principalmente online.
Alguns campos são bem mais complicados, como centros de saúde, em que assuntos como a falta de desinfetantes hospitalares pode provocar reações difíceis de controlar pelos funcionários, mas que demanda clareza e posicionamento para solucionar a situação e esclarecer isso para o público e as medidas que serão tomadas.
No entanto, a ideia a ser discutida é como criar ferramentas para deixar o caos mais organizado.
A partir disso, surgem blogs posts, manuais, dinâmicas, e-books, entre outras possibilidades para serem testadas e utilizadas para estabelecer um fluxo comunicacional eficiente.
Seja qual for a urgência do seu serviço, o caos pode muito bem ser natural no processo, para os clientes, principalmente. É só entrar em uma rede social e ver como é grave a amplitude de vozes em disputa sem um diálogo saudável no meio delas e um intermediador, que pode ser o papel da empresa nesses espaços e nos temas em que é autoridade.
Claro, as empresas também vão sofrer isso, seja lá qual for o ramo de atuação. Desse modo, uma marca de instalações elétricas prediais pode ter de aprender a lidar com isso tanto quanto uma agência de consultoria em marketing, por exemplo.
Cultura
Para que, de fato, o conhecimento seja compartilhado pelas comunidades, a colaboração seja incentivada e o caos seja mais controlado/organizado, a cultura também deve ser parte do ambiente da empresa e criar um direcionamento sobre as falas e ações, orientando processos e até as conversas em ambientes de caos.
Nesse sentido, é necessário criar espaços de transformação cultural para reforçar a missão e fazer com que os funcionários e clientes se expressem livremente, da forma que desejarem, mas com adequação.
Fóruns e outras alternativas similares são opções que se encontram nessas soluções.
Essa é uma decisão bastante difícil e que muitas empresas relutam em realizar, mas que já vemos acontecendo, justamente pelas gerações mais novas, sem muitas amarras e burocracias. Elemento bastante presente no tradicionalismo das grandes marcas.
Com um ambiente cultural engajado e estabelecido, os espaços para que as pessoas se identifiquem com os ideais de uma empresa são ampliados. Com isso, também há a possibilidade de mais engajamento e alinhamento aos objetivos propostos pelo negócio.
Consequentemente, todos os envolvidos passam a se sentir protagonistas de todo o processo, a partir do incentivo de uma cultura local, auxiliando no desenvolvimento pessoal e profissional de toda a equipe, possibilitando o crescimento do seu negócio.
A união dos 5cs da comunicação faz uma empresa melhor
Agora que você conhece todos os 5cs da comunicação, já pode aplicá-los no cotidiano da sua empresa de forma mais qualificada e estratégica, partindo do plano de marketing para a vivência diária com os funcionários e o relacionamento com o público.
Aprender esses conceitos é um passo fundamental para ampliar o escopo da sua empresa, conseguir novos potenciais clientes e satisfazer cada vez mais a sua equipe.
Com as duas partes em constante evolução, todos saem ganhando e a sua empresa sai na frente das concorrentes.
Aplique os 5cs da comunicação moderna em sua empresa
Não importa o ramo, os 5cs da comunicação moderna tem o potencial de ativar processos e melhorar as relações de marcas, seja voltadas para a venda de blocos intertravados ou lanches artesanais. Essa é uma ideia ampla e capaz de afunilar para diversos campos.
A aplicação dos príncipios vai depender do escopo responsável da empresa, do contexto dos funcionários, da divulgação dos serviços para o público, entre outros fatores que implicam em atuações de menor ou maior grau de cada item listado neste artigo.
Nesse sentido, é fundamental estar sempre de olho nas mudanças da comunicação pelas diferentes redes e ficar atento para as melhores formas de adaptação dentro da sua empresa e aplicação ao negócio, obtendo melhores resultados em todos os processos e posicionamentos.
Com os 5cs da comunicação moderna, você vai ver a sua empresa poderá crescer ainda mais!Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.