Growth Hacking para empresas contábeis: saiba como funciona!

O growth hacking tem sido considerado um aspecto vital do marketing na internet para quase todos os negócios que buscam o crescimento usando plataformas digitais. 

Além disso, com a abertura do mercado focado no espaço online, tornou-se crucial para qualquer empresa, inclusive para o setor de contabilidade, empregar uma equipe qualificada de growth hackers para otimizar diversos processos, comunicação e marketing digital, adquirindo novas oportunidades de negócios.

No entanto, as pessoas não devem se confundir entre um growth hacker e um consultor, pois um consultor é aquele que recomenda soluções, enquanto um growth hacker sabe como aumentar os lucros e expandir a empresa para novos caminhos, criando em conjunto com a marca as estratégias de crescimento.

O que é Growth Hacking?

Basicamente, o growth hacking é um método de experimentar técnicas de desenvolvimento e marketing de produtos, tendo como base resultados e oportunidades potencialmente lucrativas.

Não há diretrizes ou regras definidas quando se trata de growth hacking. Em vez disso, o empreendedor precisa estudar e avaliar quais ações trazem mais resultado para a marca de forma mais específica.

Ou seja, pode-se dizer que o profissional faz as regras e descobre a melhor maneira de atender a base de clientes em potencial e o público-alvo.

Os profissionais que trabalham nessa área se concentram em experimentar o desenvolvimento de produtos, seguindo tendências de marketing para que possam atrair clientes e se tornarem autoridades no setor de atuação.

Muitas pessoas acham que o growth hacking é ilegal e antiético, principalmente por conta do termo “hacking”. Mas este não é o caso, e é preciso ressaltar que nem todas as atividades de hackers tendem para algo ilícito, geralmente identificando formas de otimizar os processos.

Da mesma forma que um hacker de computador é famoso por encontrar e explorar erros e falhas de segurança, o growth hacker é um profissional que encontra e explora portas de entrada para disparar rapidamente os resultados de uma empresa de forma adequada, inclusive para a segurança da marca.

Ou seja, o objetivo é encontrar portas que proporcionem crescimento acelerado para a empresa, sempre de forma legal e ética.

Para isso, a estratégia envolve áreas de programação, matemática e tecnologia, porque elas fornecem soluções mais rápidas e eficientes, como quando são aplicadas determinadas atividades para a manutenção de elevadores em prédios e edifícios. No entanto, o conceito envolve estratégias de negócios mais amplas. 

Deste modo, basicamente, um growth hacker é um profissional de marketing que está focado no crescimento dos negócios.

O processo de growth hacking

Todo o fluxo começa com pesquisas e análises detalhadas para identificar lacunas de mercado e problemas de clientes.

Posteriormente, o intuito é traçar como essas questões podem ser resolvidas com o produto ou serviço que o escritório de contabilidade oferece (ou pretende oferecer) e seus diferenciais. 

O próximo passo é a criação de ideias e processos, empregando insights coletados na pesquisa para ter clareza sobre como resolver o problema que as empresas portão de alambrado ou lojistas que ingressaram no modelo online tem com as contas e que a marca deseja atrair como cliente.

Assim que o conceito passa a ser desenvolvido, a coleta de feedback dos usuários-alvo deve ser iniciada, observando o quanto o produto atende às necessidades dos clientes.

A base do Growth hacking está no constante processo de experimentação, e é isso que se deve fazer depois de criar um produto e sempre que uma melhoria ou fluxo for implementado.

Na prática, é preciso desenvolver experimentos práticos e que possam ser mensurados para entender os canais, projetos e ideias que devem ser otimizados, e garantir que alcance mais pessoas com o produto disponibilizado no setor de contabilidade de forma qualificada.

Com as análises feitas, ajustes podem ser feitos e novos experimentos para identificar as táticas ideais para promover o produto. 

Contudo, é importante ressaltar neste ponto que é preciso se certificar quanto à coleta de todos os dados que são usados para tomar decisões posteriormente de forma acertada.

A análise de dados é a etapa final do processo de growth hacking. As análises de dados coletados dos experimentos permitem a identificação de canais com o maior ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento. 

Assim, cada etapa é identificada, bem como a melhor forma de atuar em cada uma delas de forma contínua.

Estratégias de growth hacking para contabilidade

Agora que você compreendeu melhor sobre o que é e o growth hacking trata, bem como é feito, acompanhe a seguir algumas táticas que podem compor esse processo, de modo a obter melhores resultados para a empresa.

Mais ganho com mais serviços

A revisão de serviços permite encontrar maneiras de expandi-los e, para isso, é preciso avaliar determinadas questões, dentre as quais relacionadas aos clientes, ou em casos dedicados aos produtos disponíveis e serviços prestados. 

Isso porque os clientes atendidos pelo escritório, sejam eles produtores – como de laje protendida – ou lojas – como de atacado de roupas -, podem perguntar sobre serviços que o escritório de contabilidade não está oferecendo. 

Isso significa que a empresa não pode ficar sem explorar as qualificações e habilidades de todos os funcionários envolvidos nos trabalhos e expandir sua atuação.

Além dos serviços de escrituração e contabilidade, um escritório de contabilidade pode fornecer outras atividades relacionadas com a área, como consultoria ou planejamento financeiro.

Além de encontrar respostas para essas situações, o empresário responsável pode perguntar aos funcionários se possuem alguma ideia para ser compartilhada, ou então buscar um feedback de clientes para estabelecer novas propostas que podem ser implementadas e que façam sentido.

Depois disso, todo o escritório de contabilidade conta com opções para criar novas estratégias ou educar, ainda mais, os colaboradores e novos potenciais clientes.

Considere o investimento em tecnologia

Adotar novas tecnologias para a empresa de contabilidade pode ajudar a aumentar a eficiência operacional, fornecer serviços com proficiência, economizar tempo e dinheiro.

É possível fazer um trabalho colaborativo usando ferramentas de gerenciamento de projetos online, além de economizar esforços seguindo o conceito de reunião virtual.

Empresas especializadas disponibilizam softwares de contabilidade, e a implementação pode simplificar a maneira como são realizadas as operações contábeis diárias.

Da mesma forma, para evitar erros fiscais e simplificar cálculos tributários complexos, há programas personalizados de preparação de impostos, em conjunto com um software de gerenciamento de folha de pagamento preciso e rápido.

Além disso, para ajudar a gerenciar as interações que ocorrem entre uma empresa e os clientes, há ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), ou seja, dedicadas ao gerenciamento de relacionamento com os clientes. 

Identifique os clientes que a empresa precisa

Como um lead é diferente do outro, cada cliente tem necessidades distintas. 

Assim, para melhor compatibilidade entre empresa e clientes, é preciso identificar o público-alvo e quão alinhados estão aos processos da marca, estando aptos a se relacionar.

A ideia é descobrir as vantagens que tornam uma empresa diferente das outras, e também como podem ser aproveitados ao longo do tempo no relacionamento com o cliente.

Por exemplo, a equipe de vendas pode destacar e comercializar um recurso de serviços para administração de condomínios em São Paulo, ou segmentar os clientes do setor em que o escritório de contabilidade possui autoridade, como:

  • Atendimento ao varejo;
  • Captação de seguros;
  • Contabilidade para hotelaria;
  • Lançamentos para indústrias;
  • Regularização de imóveis.

Esses e muitos outros fatores podem ajudar a identificar os clientes que agregam valor à empresa. 

No entanto, pode haver muitos outros fatores que podem ser considerados antes de fechar um negócio com um cliente.

Networking é a chave para o sucesso

Neste mundo em crescimento digital, os sites e redes sociais são o melhor meio de networking e, para a rede B2B, o que poderia ser melhor do que uma plataforma social profissional com conexão remota via computadores e dispositivos móveis? 

Um escritório de contabilidade precisa criar e atualizar o perfil para se conectar com funcionários, parceiros de negócios, clientes e profissionais do setor. 

As redes sociais podem ser utilizadas para se envolver com especialistas do setor, fazer perguntas, responder dúvidas de outras pessoas, postar artigos, participar de debates e falar sobre a empresa de forma consistente, demonstrando expertise.

Tudo isso ajuda a aparecer com frequência na seção de feed das pessoas conectadas ao perfil empresarial e evidenciar o escritório como autoridade, otimizando ações de marketing, growth, reconhecimento e atração de clientes.

Além disso, a empresa pode ser acessada quando as pessoas estiverem interessadas ​​em serviços ou desejarem indicar alguém, tornando o fluxo mais simples e ágil.

Forneça diferentes serviços de contabilidade 

Qualquer profissional que trabalha na área de contabilidade pode oferecer uma ampla gama de funções contábeis aos clientes, como uma empresa de ar condicionado, incluindo:

  • Balancete;
  • Contas a pagar e receber;
  • Demonstrações financeiras;
  • Fluxo de caixa;
  • Folha de pagamento.

Isso ajuda o empreendedor a realizar previsões para os clientes que estão em busca de conselhos valiosos, principalmente quando se trata da área financeira.

Defina metas mensuráveis

Os growth hackers ajudam as empresas a estabelecerem objetivos que podem ser rastreados e processos que podem ser melhorados para otimizar cada vez mais os resultados do negócio. 

O mesmo se aplica ao posicionar uma empresa contábil, ou mesmo ao prestar os serviços financeiros de forma qualificada.

Isso porque há muitos casos em que uma empresa não consegue atingir um objetivo estabelecido, pois não têm informações sobre o que deu errado e o que fazer para corrigir.

Dessa forma, é preciso analisar o modelo de negócios, realizar pesquisas de mercado, fazer análises de concorrentes e construir uma estratégia mensurável, alcançável e com prazo determinado.

Isso ajuda a analisar as práticas de marketing, fluxo de caixa, administração e demais processos que podem ser melhoradas de acordo com os requisitos e situações, por exemplo, avaliando as especificidades de uma empresa que trabalha com placa de ACM preço.

Dessa forma, a empresa de contabilidade pode cumprir com eficiência os objetivos e auxiliar seus clientes a crescerem de forma segura e adequada.

Conclusão

O growth hacking estratégico revela oportunidades que muitos profissionais da área nunca puderam levar em consideração.

Quando devidamente aplicado, também apresenta soluções para gargalos cruciais para o sucesso do negócio e que, ao longo do tempo, podem não ter sido notados em outras metodologias, melhorando a qualidade do negócio. 

Em outras palavras, os resultados podem surpreender quem recorre ao growth hacking.

É por isso que o growth hacking requer estudo, mente aberta, investimento, prática de teste e curiosidade, para expandir o potencial do negócio, seja uma assessoria contábil e até em outros setores, como profissionais que fazem varicocele tratamento.

O importante é aplicar testes e ter paciência para seguir o processo, obtendo resultados mais eficazes. Com compromisso e atenção aos detalhes, o growth hacking pode ser implantado nos níveis organizacional e individual e garantir um sucesso satisfatório e sem igual. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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