Minimalista? Entenda qual a importância do espaço em branco no design

É comum que muitas pessoas não saibam de onde surgiu o conceito minimalista e todas as suas características, mas um fato inegável é que esse estilo de vida se tornou tendência faz algum tempo e nunca mais foi embora.

Se pudéssemos estabelecer 10 palavras da moda, com toda certeza o minimalismo estaria nessa lista, pois o conceito tem sido visto através de diversas áreas e o número de pessoas que têm buscado estabelecê-lo só cresce.

Diante da modernidade e do estilo de vida que esse conceito propõe, as pessoas têm buscado incorporar o minimalismo em sua vida e tem sido comum ver esse estilo através da arte, arquitetura e até mesmo do design.

Quando pensamos e colocamos em destaque o minimalismo no design, as empresas têm estabelecido esse conceito através dos seus logotipos e até mesmo nos espaços da sua empresa, prezando justamente pelo fato do menos é mais.

Sendo assim, os designers, ao utilizarem do minimalismo, por exemplo, em uma fábrica de caixa de papelão personalizada e seus projetos, buscam tornar as ideias de design menos complexas e cada vez mais claras e fáceis de serem entendidas.

Por isso, diante desse conceito que gera o máximo de criatividade e modernidade para os projetos, se tornou praticamente impossível não estabelecer o minimalismo e contar com esse recurso determinante através do designer e das campanhas em sua empresa.

Afinal, o mercado se mostra cada vez mais competitivo e inovador, dessa forma seguir as tendências e buscar formas de incorporá-las no design e nas estratégias da sua empresa é um passo totalmente necessário e decisivo.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o minimalismo, evidenciando seu conceito, qual a sua importância, seus benefícios e principalmente a importância do espaço em branco ao se tratar do design e suas características. Vamos lá!

O que é o minimalismo?

O minimalismo se caracteriza como um estilo de vida que prega o desapego e principalmente valoriza o simples, dando mais valor às experiências do que as coisas materiais.

Esse conceito diante do seu início se referia a algumas manifestações artísticas e culturais que ocorreram mais precisamente no século XX, sendo uma forma de expressar a arte e a comunicação.

Entretanto, quando consideramos o minimalismo da forma atual e como ele é visto através do design, ele tem como sua principal característica ter uma redução de elementos ao se tratar de um projeto visual.

Se prestarmos atenção, 10 anos atrás as empresas carregavam mensagens e logos que se caracterizavam pela sua complexibilidade e até mesmo por itens e comunicações ocultas.

Atualmente, diante de uma busca do público por conteúdos que se mostram mais fáceis e rápidos de serem consumidos, o minimalismo tem um papel determinante, entregando ao público conteúdos menos complexos e experiências cada vez mais positivas.

Por isso, ao estabelecer o minimalismo em um projeto de design sobre uma bolsa de nylon, é essencial que os elementos sejam escolhidos da maneira correta e transmitam uma mensagem clara e objetiva.

Além disso, o design minimalista é a opção perfeita para as empresas que buscam criar projetos simples, modernos e que tenham como objetivo valorizar os detalhes e os elementos escolhidos.

Importância do minimalismo

A importância do minimalismo está associada justamente ao que esse conceito proporciona para as pessoas, pois através da sua aplicação se tem uma valorização dos detalhes e os projetos se tornam muito mais fáceis de serem consumidos.

Além do mais, como foi citado, em tempos antigos era comum que os logotipos das empresas e até mesmo as campanhas carregassem mensagens ocultas e possíveis descobertas com o passar do tempo, como um easter egg.

Porém, atualmente nós vivemos diante de uma cultura imediatista onde as pessoas em suma prezam por conteúdos rápidos e que sejam claros, logo o minimalismo vai ao encontro de tudo aquilo que o público busca.

Além do mais, um projeto minimalista sobre, por exemplo, móveis para camarim, ajuda as pessoas a enxergarem a beleza nesse item e tem um papel importante até mesmo ao se tratar dos ativos que a pessoa precisa para se concentrar naquele momento.

Por isso o minimalismo, além de estabelecer a simplicidade e uma facilitação no consumo, ele também tem um papel importante em eliminar possíveis desordens e distrações, contando com o máximo da concentração do público.

Sendo assim, fica clara a importância do minimalismo e o quanto esse conceito tende a trazer conforto para o público e fazer com que as pessoas fiquem à vontade e consumam as campanhas e projetos de uma forma totalmente natural e agradável. 

Benefícios do minimalismo

Como todos sabem, o design diante do mundo digital e da nossa vida está estabelecido praticamente o tempo todo, estando presente desde um anúncio sobre um Aluguel de martelo vibratório, até as campanhas e diversas postagens nas redes sociais.

Sendo assim, as empresas que estabelecem um diferencial para as suas campanhas e ações garantem muito mais assertividade e fazem principalmente com que o público se interesse pelo que está sendo dito.

Entretanto, se você ainda tem dúvidas do quanto o minimalismo pode ser determinante e um dos recursos-chave em seus projetos de design, confira alguns dos benefícios desse conceito e tenha ainda mais motivos para considerá-lo.

  • Clareza nas interações;
  • Poucos elementos para ter cuidado;
  • Foco em itens importantes;
  • Menos chances de erros;
  • Mensagens mais assertivas.

Logo, ao destacar esses benefícios, fica claro que, ao optar pelo design minimalista, você tende a destacar os seus projetos e fazer com que o público reconheça as técnicas e elementos utilizados diante das campanhas realizadas.

Pois, ao considerarmos projetos de design que possuem muitos elementos, tudo acaba parecendo uma bagunça e elementos que seriam fundamentais no projeto nem se quer acabam aparecendo.

Por isso, para que, por exemplo, o seu projeto referente a crachás para empresas tenha êxito e todos vejam o quanto essa peça e projeto estão impecáveis, estabelecer o minimalismo é uma ação necessária e que tende a fazer toda a diferença.

Afinal, nós estamos falando de um conceito que traz consigo o máximo de inovação e modernidade, sendo assim é praticamente impossível não utilizá-lo e ter noção da sua importância.

Importância do espaço branco no design

Para que possamos acompanhar, por exemplo, uma melodia ou até mesmo um espetáculo, as pausas são necessárias, é através delas que ocorrem uma harmonia e que ficamos de fato encantados.

Entretanto, o que muitos não sabem é que o design visual também possui pausas e que através delas é que conseguimos acompanhar as campanhas e projetos com os olhos muito mais atentos.

As pausas do design visual e dos projetos são justamente os espaços em branco, pois através deles os layouts se tornam muito mais agradáveis e faz com que possamos consumir os elementos com muito mais precisão.

Por isso, para que possamos ficar sempre em atenção, um bom projeto gráfico, por exemplo, sobre uma rotuladora industrial, está totalmente associado ao uso dos espaços em branco.

Parece até mesmo uma loucura, porém os espaços em branco também falam, e através deles é que podemos consumir os projetos gráficos de uma forma mais convicta e totalmente clara.

Por que utilizar o espaço em branco?

Diante da importância e do quanto o espaço em branco faz a diferença ao se tratar dos projetos gráficos e do consumo do público diante desses conteúdos e informações que são mostradas, utilizar o espaço em branco é uma ação quase indispensável.

Sendo assim, para que fique ainda mais clara a utilização do espaço em branco diante dos projetos em sua empresa de aquecedor industrial, confira os principais motivos que demonstram que a utilização do espaço em branco é algo necessário.

  • Hierarquia;
  • Semelhança;
  • Respiro;
  • Leiturabilidade.

Quando iniciamos o entendimento de cada ponto, a hierarquia se mostra um dos mais importantes, pois compreendê-la ultrapassa o nível visual e se alcança o nível informacional.

Sendo assim, o espaço em branco tem um papel determinante, hierarquizando as informações, criando uma distância entre elementos que não são semelhantes e uma proximidade dos que são.

Assim, ao trabalhar com hierarquia, semelhança e proximidade, saber utilizar dos espaços em branco faz com que os layouts tenham um respiro, ou seja, um lugar onde o olhar do seu leitor pode descansar e continuar consumindo.

Por isso, assim como em um processo de corte e dobra de chapas de aço, é necessário que haja uma combinação das habilidades.

Ao considerar os espaços em branco, é essencial que também se tenha uma combinação desses fatores destacados e os projetos de design se mostrem cada vez mais impecáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Leave A Comment