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Hoje (04/10/2021) as principais redes sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) ficaram fora do ar (e ainda estão até o momento da publicação deste post)
Meio dia, horário de Brasília, o Facebook fez um comunicado oficial no Twitter informando da instabilidade em alguns serviços e aplicativos, entre eles whatsapp, facebook e Instagram.
Sem dar uma previsão de retorno, várias hipóteses surgiram. De ataques de Hackers até memes como este:
Sem redes sociais, sem vendas?
De qualquer forma, as redes sociais têm papel fundamental nos negócios.
Seja grande ou pequena, todas as empresas já sabem o impacto das redes sociais nos negócios. Veja alguns motivos pelos quais as redes sociais se tornaram tão improtante para os negócios:
- É possível mostrar bastidores de empresas e impulsionar o marketing de relacionamento;
- Divulgar novos produtos e serviços;
- Funciona como um canal de suporte e comunicação com o cliente;
Junto com whatsapp, facebook e instagram fora do ar vem as perguntas:
Como fica o meu negócio? Quanto tempo ficará fora do ar? E se acontecer novamente?
Como diria Flávio Augusto, fundador da Wise Up e Ex-proprietário do Orlando City Soccer Club: “NÃO EXISTE ESTABILIDADE”.
Por isso o gestor de negócio precisa estar preparado para qualquer mudança que pode acontecer e desviar os rumos da sua estratégia.
Neste artigo vou falar sobre como ficam os negócios que dependem exclusivamente das redes sociais para rodar.
Antes vou contar um pequeno case…
Cerca de 3 anos atrás, ao participar de uma mentoria de negócios onde havia um grupo de empreendedores focados em expandir (ou lançar) seus negócios, um pequeno caso aconteceu com uma pessoa do grupo.
Na época, com cerca de 40k ~50k seguidores, todo o seu negócio de venda de itens para festas girava em torno de suas redes sociais (Facebook e instagram).
Certo dia seu instagram foi hackeado.
Redes Sociais não possuem canais de “Atendimento ao Consumidor”…
Sem acesso, procurou o suporte do instagram, que até hoje é praticamente inexistente. Sim, o instagram e facebook não tem um suporte como outros sistemas, onde você abre um chamado e em 48h recebe um retorno de um atendente compreensivo.
Existem sim certas formas de entrar em contato, mas sem garantia nenhuma de prazo ou retorno, então caso você precise de algo desse tipo, tenha outras alternativas na manga.
De qualquer forma, essa pessoa viu do dia para noite seu faturamento ir de em média R$ 12 mil reais por semana cair para ZERO.
E isso se tornou um case da nossa equipe para tratarmos e ajudarmos uma amiga e também aprendermos alguns pontos com aquilo.
A seguir vou destacar 3 pontos de saída, backup, alternativa… o que for para casa aconteça algo com o digital da sua empresa você não pare de operar.
1. Tenha uma estratégia multicanal
Esse é a primeira e mais básica dica que podemos dar. Sua empresa precisa comunicar de várias formas através de vários canais. Por exemplo, o facebook fez seu anúncio no TWITTER.
Afinal é uma plataforma não ligada aos produtos Facebook e que foi a alternativa para explicarem o que estava acontecendo.
Essa estratégia só foi eficaz porque o Facebook mesmo tendo a plataforma com maior número de usuários do mundo, se preocupou em manter sua conta do twitter ativa e alimentada, fazendo com que as pessoas que se relacionam com a empresa tenham também esse canal de comunicação com eles.
2. Tenha um Website e trace uma estratégia através dele.
O Website é o seu porto seguro.
É você e sua equipe quem definem o que irá ao ar, como ele funciona, quais informações ele terá e as informações de contato que você quer oferecer para seus clientes.
É fato que websites são hospedados em servidores e servidores podem falhar, entretanto a maioria dos sistemas de hospedagem costumam garantir um uptime (tempo no ar) acima de 99.99%. Isso significa que em um ano de 365 dias, eles garantem que seu site ficará no ar por 364,96 dias. Ou seja, nunca fica fora do ar.
Entretanto não basta ter um site e não utilizá-lo na sua estratégia digital. É preciso alimentar o site com artigos relevantes do seu nicho, postar foto de produtos novos, cases de sucesso.
Assim seus clientes podem confiar que seu site é um “organismo vivo” e em caso das suas redes sociais ficarem fora do ar eles saberão que podem recorrer ao site para continuar a relação com sua empresa, seja para compra, contato e se manter atualizado.
3. Email Marketing
Aposto que você já disse: “Ninguém usa email hoje”. Ok, nem todos pensam dessa forma afinal o email é um dos meiso de comunicação mais usados no mundo corporativo.
Entretanto pequenos negócios costumam negligenciar o email marketing como uma forma de alimentar seus potenciais clientes.
Em casos como o de hoje, onde as redes sociais mais importantes saíram do ar e deixaram vários negócios que precisam das redes para vender, o email marketing funcionou como nunca, inclusive para brincar com a situação:
E para ter uma estratégia de email marketing você precisa de? Emails!
Por isso publique artigos relevantes no seu site, crie ebooks, faça webinars. Dessa forma seus clientes em potencial vão marcar você como uma fonte confiável de informação e estarão mais dispostos a compartilhar dados pessoais (emails) com você.
Conclusão
As redes sociais são SIM muito importantes na estratégia de comunicação de uma empresa.
Não estamos de forma alguma descartando o uso dela para impulsionar seu negócio. Entretanto ter as redes sociais EXCLUSIVAMENTE como forma de prospecção, nutrir e fechar clientes pode se tornar arriscado.
Por isso se você está determinado a levar sua empresa para um novo nível ou já está passando por uma nova fase de expansão, fique atento aos itens 1, 2 e 3 deste artigo e comece a aplicar hoje mesmo alguma destas 3 estratégias no seu negócio.
Até mais!