Um time motivado torna sua empresa lucrativa

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Não é mistério para ninguém que empresas buscam sempre por bons resultados financeiros e aumento da margem de lucro.

Mas como essa busca tem sido feita? Em muitos casos as empresas se preocupam em enxugar o time, automatizar os processos, cortar gastos e todas essas ações são válidas, não me entenda mal! 

Porém o que muitas empresas não percebem é que toda ação tem uma reação. 

  • Quando você desmobiliza alguém, o resto da sua equipe se preocupa se o mesmo não acontecerá com eles
  • Quando você automatiza os processos, o resto da sua equipe se preocupa se o emprego deles não será substituído por máquinas
  • Quando você corta gastos, o resto da sua equipe se preocupa com a saúde financeira da empresa

Com apenas duas ações você vai conseguir acabar com esse medo na sua equipe: conversa e empatia.

Empresas = Pessoas

O que muitas empresas não percebem é que, por mais clichê pareça, empresas são sim pessoas. Um time motivado é um time que vai vestir a camisa da empresa e lutar junto com você, gestor, para melhorar os resultados do projeto.

Em muitos casos essas pessoas esperam da empresa muito mais do que salário. Elas esperam reconhecimento e oportunidade de crescimento. Esse tipo de “bonificação” eu costumo brincar que motiva mais do que qualquer aumento de salário.

Tenha no seu time pessoas com esperança, pessoas motivadas e envolvidas com aquela causa.

E você pode me perguntar: como eu faço isso? Como posso fazer com que meu time vista a camisa? E eu te respondo novamente: com conversa e empatia.

O “Chefe” será substituído pelo Líder

Chefe é aquele que possui um cargo alto na empresa, mas líder vai muito além disso. Líder é aquele que tem a confiança do time, que envolve o time na tomada de decisões, que ajuda o time quando surge algum problema ao invés de ameaçar, demitir e apontar culpados.

Com esse tipo de atitude você dificilmente terá a confiança do seu time ou fará com que ele abrace a causa do seu projeto. Mas com conversa e envolvimento, te garanto com 99% de certeza que será possível.

Muitos chefes (e nesse contexto eu uso a palavra “chefe” e não “líder”) acreditam que o funcionário tem a obrigação de aparecer toda manhã para trabalhar, afinal está sendo pago para isso, não é mesmo? Sim, de fato ele irá aparecer.

Mas existe uma grande diferença entre aquele funcionário que simplesmente cumpre o horário de 8h as 18h realizando as atividades que a empresa manda torcendo para dar o horário de ir embora, daquele outro funcionário que usa seu horário de trabalho não apenas para entregar o que foi pedido, mas também inovar, pensar em maneiras diferentes de realizar aquela atividade, ajudar o colega que possui dificuldades, aprender uma coisa nova!

Existe uma grande diferença entre o funcionário que simplesmente cumpre o horário e aquele que vai entregar valor para a sua empresa. É necessário saber incentivar esse segundo comportamento.

A melhor maneira de conseguir que seu time trabalhe junto com você é empoderar essas pessoas para que elas possam participar das tomadas de decisões e não apenas receber as ordens de maneira “top-down” no famoso bordão “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

Esse tipo de pensamento pode ter funcionado por muitos anos mas hoje as pessoas não se contentam apenas com o salario no fim do mês, elas querem muito mais! Elas querem se sentir parte da empresa, elas querem chance de crescer e se desenvolver.

Lembre-se que o mercado é aberto e competitivo, não existe apenas sua empresa para aquele seu funcionário excelente trabalhar.

Se você considera ele excelente, imagina o que seu concorrente não vai achar? E a única maneira que você tem de tentar mante-lo no seu time, é valorizando-o.

Muitos “chefes” acreditam que podem oferecer aumento e segurar esse funcionário caso a concorrência queira leva-lo. Mas, acredite, já vi inúmeros casos de excelentes profissionais que saíram das suas empresas simplesmente porque não se encaixavam mais na cultura daquele lugar, chegaram ao ponto de deixar o salario em 2º plano e focar em investir na sua carreira em outra empresa com a qual se identificavam mais.

Chegamos então ao conceito de cultura. De acordo com a Wikipedia, “cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes”.

Foque na Cultura!

E é justamente nisso que eu te recomendo a focar! Traga seu time para a cultura da empresa, foque em valores como empatia, justiça, honestidade, ética. Perceba que são esses valores que vão manter ou não boas pessoas no seu time.

Perceba que, ao sair da empresa, são as atitudes que você tomou como gestor que serão lembradas para o resto da vida daquele colaborador. E vai ser justamente com esse tipo de percepção que ele vai decidir se deseja ou não vestir a camisa da sua empresa ou projeto.

Com isso, acho que ficou claro para você, gestor, que manter um senso de ética e valorização no seu time não se trata apenas de um “detalhe”, não se trata apenas de uma opção sobre se “encaixar ou não nos valores da empresa”. São essas atitudes que servirão como chave para o sucesso que você tanto busca para seu projeto.

Afinal, lembre-se que um time engajado e motivado vai ser o responsável por trazer novas ideias e aumento de produtividade para seu projeto, muito mais do que qualquer planilha ou metodologia de gestão que você queira usar.

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