Upskilling: o que é e como aplicar na sua empresa

O termo upskilling vem sendo muito utilizado no meio corporativo, onde a sua principal função pode proporcionar muitas melhorias para as organizações.

Dessa forma, desde uma empresa de georreferenciamento a uma loja de roupas pode utilizar o upskilling em seu negócio, com o objetivo de melhorar o seu desempenho em diversas vertentes.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é upskilling e quais são os seus impactos na sua empresa.

O que é upskilling?

O upskilling é nada menos do que o aprimoramento de habilidades, ou qualificação, dos seus profissionais, onde “up” significa “para cima” e “skills” habilidades, ao ser traduzido para o português.

Dessa forma, um upskilling pode ser um processo de aprendizado, com o objetivo de adquirir novos conhecimentos em determinadas funções.

Por exemplo, se você realiza um curso de logística, você obtém o conhecimento das melhores formas de organização de espaço, como utilizar as estruturas de armazenagem da melhor forma possível e entre muitos outros fatores.

Com isso, o upskilling é o processo de qualificação que possui o objetivo de adquirir novos conhecimentos para um conjunto de habilidades que já é existente.

Dessa forma, tanto as Hard skills, ou seja, competências técnicas, quanto as soft skills, competências comportamentais, podem ser aprendidas.

Um profissional de alta performance deve possuir a capacidade de não apenas entregar ótimos resultados, como também contribuir para um bom clima organizacional dentro da empresa.

Por exemplo, um funcionário que realiza o levantamento topográfico de uma instituição deve saber realizar o seu trabalho da melhor forma possível, mas também conviver com os seus colegas, entregando ótimos resultados em equipe.

Por esse motivo, o objetivo principal do upskilling é o de realizar treinamentos que possuam a capacidade de contribuir com as habilidades de um profissional, aperfeiçoando continuamente o conhecimento que um funcionário já possui.

Por exemplo, em uma empresa de limpeza, os funcionários podem obter um conhecimento muito amplo sobre como limpar e organizar um ambiente interno, mas não possuem tanta habilidade para realizar uma limpeza de fachada de loja, sendo esse um elemento a ser aprofundado.

Qual é a diferença entre upskilling e reskilling?

Como já mencionado, o upskilling se refere a um aprimoramento de uma habilidade que você já conhece, ou seja, significa se manter atualizado na sua área de atuação ou então se aprofundar um pouco mais no conteúdo.

Já o reskilling é a requalificação, ao ser traduzido para o português, onde o funcionário aprende um conjunto de habilidades que é completamente novo para ele.

Isso acontece quando um profissional aprende sobre uma função que não está relacionada a sua área específica, com o objetivo de mudar de setor.

Por exemplo, em uma fábrica de porta de alumínio com tela mosquiteiro, o colaborador pode aprender a produzir na linha de montagem, para depois aprender a calcular a durabilidade do produto.

Quais são os impactos dessa estratégia?

O aprimoramento de qualificações de seus funcionários pode proporcionar muitos impactos ao seu negócio, onde dentre eles, podemos citar:

  • Redução de custos com recrutamento;
  • Aumento da vantagem competitiva no mercado;
  • Engajamento elevado de funcionários.

Esses são os principais impactos que o upskilling pode proporcionar ao seu negócio, melhorando o seu desempenho em diversas vertentes.

Redução de custos com recrutamento

Quando se realiza o alinhamento do uso da tecnologia com o desenvolvimento profissional dos colaboradores, se obtém ótimos resultados organizacionais.

Por exemplo, mesmo precisando pesquisar “topógrafo valor” no Google, com a finalidade de conquistar os melhores preços em tecnologia, a aquisição de equipamentos de qualidade e a qualificação de seus profissionais pode proporcionar grandes resultados.

Com isso, se torna mais fácil criar um time de alta performance e aumentar a retenção de talentos.

Além disso, existe como resultado a dispensa de processos de recrutamento e de seleção constantes, o que existe um custo elevado para a contratação e, posteriormente, a capacitação.

Uma prova disso é o estudo realizado pela Society for Human Resource Management, que conseguiu constatar que o custo de contratação é em média de US $4.129,00.

Com isso, é possível perceber que o custo de qualificar um profissional já existente é menor do que o de contratar um novo funcionário.

Aumento da vantagem competitiva no mercado

A existência de profissionais bem qualificados na equipe melhora consideravelmente o desempenho final de uma empresa.

Por exemplo, uma empresa de intermediação de negócios pode possuir melhores resultados com funcionários mais experientes e com conhecimentos mais aprofundados sobre o seu respectivo setor.

Isso acontece porque um profissional qualificado possui a capacidade de atribuir um diferencial para a organização, uma vez que ele pode ser mais engajado e disposto a perseguir os objetivos organizacionais.

Engajamento elevado de funcionários

Os funcionários que possuem a capacidade de desenvolver as suas habilidades e o seu potencial conseguem alinhar os seus objetivos pessoais aos profissionais, proporcionando um maior engajamento em suas atividades.

Quando existe essa sinergia entre os objetivos pessoais do funcionário e os da empresa, há um consequente aumento do engajamento, o que proporciona impactos significativos para a produtividade e para o alcance de metas da organização.

Por exemplo, uma pessoa que adora marketing vai desempenhar o seu papel com um maior engajamento do que aqueles que não gostam, como pesquisar sobre “locação de gerador preço” para realizar um bom benchmarking, analisar preços e entre muitos fatores.

Quais são os seus benefícios?

O upskilling pode proporcionar muitos benefícios ao seu negócio, melhorando significativamente no resultado final da empresa. Com isso, dentre as principais vantagens que ele pode proporcionar, podem-se citar:

  • Atração e retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Êxito na sucessão;
  • Alcance de metas.

Essas são as principais vantagens que a qualificação dos seus profissionais podem proporcionar ao seu negócio, impactando significativamente os seus resultados.

Atração e retenção de talentos

Os profissionais, principalmente hoje em dia, se preocupam cada vez mais com a empresa em que trabalham, a sua cultura organizacional e se possuem benefícios aos seus funcionários.

Dessa forma, ao disponibilizar formas do seu funcionário se qualificar, existe uma atração de outros profissionais para a sua empresa, uma vez que eles podem se desenvolver no meio com o seu auxílio.

Com isso, a empresa que disponibiliza upskilling ganha uma posição de destaque no mercado, atraindo e retendo os melhores profissionais disponíveis.

Além disso, através da qualificação, os profissionais se sentem mais valorizados no ambiente de trabalho, diminuindo a sua necessidade de mudança e rotatividade.

Aumento da produtividade

Outro fator muito importante é o aumento na produtividade, uma vez que a qualificação de um profissional pode impulsionar os seus resultados para a empresa.

O aprimoramento nas habilidades do funcionário também atribui um sentimento de propósito dentro da organização, o que ajuda a aumentar o seu comprometimento com a empresa e os seus esforços em relação a suas demandas.

Por fim, a soft skills também possui um papel fundamental para isso, uma vez que ela ajuda a desenvolver habilidades voltadas para o relacionamento pessoal e interno da organização, auxiliando na integração e alinhamento com toda a equipe.

Êxito na sucessão

Um fator muito importante para as empresas é pode causar um grande diferencial para elas e preparar colaboradores em potencial para a sucessão de cargos estratégicos.

Dessa forma, é extremamente importante que a empresa apoie e Incentive o desenvolvimento desses funcionários, com o objetivo de os preparar para cargos que demandam certo conhecimento prévio.

Alcance de metas

Como já mencionado, a qualificação dos profissionais também proporciona uma melhora em seu desempenho, ajudando a alcançar as suas metas e atingir melhores resultados.

Como aplicar na sua empresa?

Como você pode perceber, fornecer  o upskilling a seus colaboradores é essencial para o sucesso de uma empresa. Dessa forma, para conseguir o implementar da melhor forma possível, pode-se seguir os seguintes passos:

  • Análise de cenários;
  • Definição da estratégia;
  • Comunicação da estratégia.

Esses são os principais passos que devem ser seguidos com o objetivo de desenvolver as habilidades dos seus profissionais.

Um passo importante é analisar a situação interna e externa do seu negócio, identificando quais habilidades o mercado solicita, quais a sua empresa possui e quais seria vantajoso possuir.

Outro fator importante é definir como serão desenvolvidas essas qualificações com os profissionais, podendo ser através de cursos, palestras e entre muitas outras maneiras diferentes.

Por fim, a comunicação é um elemento primordial, onde a diretoria da empresa precisa compreender a necessidade da qualificação para uma melhora competitiva no mercado.

O upskilling possui uma grande relevância no mercado, uma vez que a sua atuação dentro das empresas pode melhorar significativamente o seu desempenho final.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.