- suporte
- 0 Comments
- 54 Views
Assim como o conteúdo, o design de blog é um dos pilares de boa qualidade e pode contribuir bastante para seus resultados. Saiba que é o design que faz o conteúdo parecer atrativo para os leitores, pois um ótimo texto precisa ser bem-apresentado e fácil de ler.
Um blog com um bom design não é somente aquele que entrega um visual agradável, mas também uma experiência de navegação simples para os usuários. Falar em design não se restringe apenas ao conteúdo, aborda uma série de aspectos, como:
- Layout;
- Cores;
- Fontes;
- Elementos gráficos;
- Usabilidade;
- Acessibilidade.
No artigo de hoje trouxemos 8 dicas que podem otimizar o design do seu blog, melhorando os resultados da sua estratégia, a experiência dos visitantes e as conversões.
Faça um bom uso da psicologia das cores
Trata-se de uma ciência que estuda a influência das cores nas emoções, razões e decisões de quem as percebe.
Em um blog de conserto de ventiladores industriais a boa utilização das cores é fundamental para reforçar determinadas mensagens ou orientações para seus leitores.
Em um exemplo, suponha que você tenha lançado um novo e-book e queira promovê-lo em um banner no meio de uma postagem.
Visando transmitir uma sensação de vibração, entusiasmo e energia, você deve investir em cores quentes de forma predominante nas imagens, como o vermelho ou laranja.
Com isso você alinha a imagem do banner a sua proposta entusiasmada do e-book, provocando as reações desejadas nos leitores. A combinação de cores é muito importante para não tornar as coisas mais difíceis ou artificiais para o público.
Um outro exemplo é um blog que fala sobre alimentação saudável e faz pouco ou nenhum uso do verde. Isso pode parecer estranho para os visitantes pois existe uma associação natural para o entendimento dos valores da marca e proposta do site.
Cuidado com a quantidade de cores e de fontes
Existem alguns blogs e sites na web que adoram variar nas cores e nas fontes, mas tamanha diversidade pode confundir o público e prejudicar a construção de uma identidade visual.
Um bom site de manta impermeabilizante valor usa uma paleta com no máximo 5 ou 6 cores harmônicas entre si e coerentes com o logo da marca.
Inclusive, existem algumas ferramentas que podem sugerir variações de cores prontas para seu blog de acordo com diferentes estilos de combinação, como ColourCode ou o Adobe Color.
A mesma ideia vale para as fontes. Você deve manter um padrão, o que ajudará a deixar seu blog mais limpo. Aplique entre 2 ou 4 fontes bem legíveis para que haja uma unidade na transmissão dos seus conteúdos. Pense em um tipo de fonte para:
- Os títulos;
- Os textos;
- Os menus;
- A barra lateral;
- Materiais promocionais.
A dica aqui é que tanto com as cores quanto com as fontes, o mais indicado é prezar pela simplicidade.
Deixe as suas publicações bem escaneável
Dois dos principais objetivos do design de um blog são unidos pela escaneabilidade: facilitar a vida do leitor e apresentar um visual bonito. A escaneabilidade torna os textos visualmente mais interessantes e simples de serem lidos pelo usuário.
Algumas dicas são quebrar o conteúdo em vários subtítulos, utilizar imagens no meio do post e dividir o texto em parágrafos curtos, tornando a leitura mais fluida.
Um blog de uma empresa de centro de usinagem especial sabe que o público primeiramente passa o olho no texto para decidir se vai lê-lo ou não e portanto, valoriza muito essa primeira impressão do conteúdo.
Acelere o carregamento das páginas
Conforme falamos na introdução, o design também está relacionado a acessibilidade das páginas. Nesse contexto, não há nada mais importante do que a velocidade de carregamento das páginas de um site ou blog.
Conteúdos em páginas lentas provocam frustração tanto para visitantes quanto para os administradores de um site. Alguns fatores que podem causar lentidão no carregamento das páginas são imagens, scripts e códigos mais pesados.
Para saber o que está acontecendo exatamente em seu blog de empresa de manutenção elétrica industrial use ferramentas como o Pingdom e o PageSpeed Insights que fazem a medição do peso e da velocidade das páginas.
Destaque visualmente os CTAs
O design e a usabilidade se misturam quando estamos tratando dos CTAs, ou chamadas para a ação. Eles comprem a função de orientar o público a realizar a ação desejada, como baixar um material, assinar uma newsletter ou comprar uma oferta.
Dessa forma, as call to action precisam se destacar no layout para realmente chamar atenção das pessoas.
O ideal é que as CTAs de uma empresa de dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos tenham cores que se sobressaiam ao fundo onde eles estiverem inseridos.
Outra questão é o posicionamento na tela. De acordo com o tamanho da página e do conteúdo, pode ser recomendado que as CTAs se repitam para um maior impacto.
Melhore a usabilidade do blog
Para que os visitantes de um site ou blog cumpram seus objetivos de forma simples e intuitiva, existe a aplicação da usabilidade.
Os objetivos do usuário podem variar como: aprender com um conteúdo, buscar por um determinado texto, entrar em contato com a empresa, baixar um e-book ou comprar um produto.
A usabilidade se aproxima bastante do design em seu conceito, podendo se considerar o design como uma das táticas para melhorar a usabilidade de um blog, uma vez que é ele que tornará suas páginas mais funcionais e atrativas.
Em um blog de serviço de pavimentação asfáltica assim como nos mais diversos setores, o design pode aperfeiçoar a navegação e o consumo de um site das seguintes formas:
- Ajustando o contraste entre o fundo e o texto;
- Diminuindo a aparição de pop-ups;
- Acertando no tamanho das fontes;
- Facilitando a identificação de links;
- Destacando visualmente o campo de pesquisa do blog;
- Tornando o blog perfeitamente navegável em dispositivos móveis.
Essas são apenas algumas das boas práticas que são conseguidas com um design aliado a usabilidade de um site.
Aplique técnicas de CRO
CRO ou Conversion Rate Optimization, é o conjunto de pesquisas, processos, testes e modificações na estrutura de um site de modo a aumentar suas taxas de conversão.
Isto está relacionado ao design uma vez que todo aperfeiçoamento focado em conversão tende a proporcionar também uma melhor experiência de navegação para os usuários.
De forma prática, o CRO pode ser aplicado por meio de testes A/B e com a segmentação do seu blog de manutenção industrial.
Os testes A/B podem ser feitos com botões de CTA, layout, cores, fontes, imagens, pop-ups, e muitos outros elementos. Esses experimentos devem ser realizados nas principais páginas do blog, nas páginas com postagens e nas landing pages.
Tenha uma clara proposta de valor
Trata-se de uma promessa de um valor específico que sua empresa deve entregar para seus clientes.
Quem trabalha na área de marketing sabe que a primeira coisa que as pessoas veem é o título e ali você precisa mostrar esse valor para incentivar o leitor a permanecer no conteúdo.
Dessa forma, redatores experientes gastam muito tempo pensando no título de suas postagens. Esse mesmo cuidado deve existir com a afirmação da proposta de valor.
Segundo uma pesquisa de Marketing Experiments, um dos maiores desafios que os profissionais de marketing enfrentam é criar a proposta de valor certa para seu negócio de aluguel de aparelho lava jato.
Seu leitor está a procura de qual valor você pode oferecer a ele. Então, além de um bom design sólido, é preciso focar em conteúdo e posicionamento.
Seu título sozinho não pode ser sua proposta de valor. É preciso que ela apareça em outro elemento, como subtítulo, um vídeo ou marcadores do texto. Tenha em mente que a proposta de valor não gerará vendas instantâneas para o seu negócio, e esse nem é seu propósito.
A proposta é sobre a criação de um fundamento sólido sobre o qual você pode construir uma base de clientes fiéis. Isso dá ao cliente a percepção que você é a pessoa certa para eles, e por isso eles vão permanecer por perto, para aprender mais com você.
Outras formas de impulsionar valor são sites de e-commerces que usam frete grátis ou produtos que requerem instalação terem isso grátis no momento da compra.
Considerações finais
Visando entregar uma experiência de usuário acima da média, seu blog precisará de mais que conteúdos relevantes. É fundamental caprichar na apresentação visual, no desempenho e na facilidade de navegação proporcionada ao público.
O segredo está em alinhar um design intuitivo e bonito, que faça com que as pessoas não pensem muito para concluírem uma ação e com uma usabilidade eficiente.
Com toda essa combinação, você terá mais visitas, maior tempo de permanência, conversões e melhorias em todos os indicadores importantes. Fique de olho também na otimização de suas páginas para motores de busca, como o Google.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.