Você já ouviu falar sobre o método OKR?

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por empresas dos mais diversos segmentos é a gestão. Muito se discute sobre qual a melhor metodologia e novas técnicas surgem a cada dia. Hoje vamos falar sobre o método OKR.

A busca por uma gestão adequada é um ponto em comum entre todas as empresas. Organizar com eficiência os processos, definir novos objetivos e traçar passos para alcançá-los parece simples mas, na prática, não é.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a má gestão ou ausência total dela é um dos principais motivos de falência de pequenas e médias empresas no Brasil.

Uma empresa de usinagem que consiga implementar uma gestão adequada tem menos chances de fazer gastos desnecessários, apresentar problemas internos com equipes, perder espaço para a concorrência, entre inúmeras outras coisas.

O que é o método OKR?

O método OKR é um modelo de gestão de empresas que visa simplificar e viabilizar os objetivos de uma instituição.

Ficou conhecido por tirar o Google da escala zero (em 1999, a empresa contava com 40 funcionários) para o patamar atual, com mais de 60 mil trabalhadores em todo o mundo, em duas décadas.

O método OKR é democrático e pode ser utilizado tanto por pequenos empreendimentos quanto por grandes corporações, como fabricantes de misturadores.

A sigla significa Objectives and Key Results, ou seja, objetivos e resultados-chave, e retrata bem a mentalidade da metodologia: quebrar o objetivo principal em pequenos objetivos mensuráveis.

O austríaco Peter Drucker, que foi considerado o pai da administração moderna, diz que o que não é medido, não pode ser gerenciado. O OKR tem a função de estruturar referências para a medição dos resultados necessários para a execução dos projetos empresariais.

Objectives (Objetivos)

Os objetivos são as metas, o que a empresa pretende alcançar. A sua definição deve ser clara, de forma que todos os envolvidos saibam exatamente qual é a meta, mas também deve buscar engajar a equipe na empreitada.

Para um fabricante de válvula de pressão, um objetivo a se conquistar com um plano de marketing de conteúdo seria “aumentar em 100% as vendas de válvulas online”.

Quando não se tem clareza da meta, todos os esforços feitos para atingi-la parecem ser em vão. Esse tipo de situação desmotiva os funcionários e torna ainda mais difícil a tarefa de monitorar os avanços do projeto.

Key Results (Resultados-chave)

Para fundamental para a metodologia, os resultados-chave são pontos de referência para o desenvolvimento do projeto.

São eles que permitem a mensuração dos resultados e possibilitam a tomada de decisões ao longo do caminho para corrigir problemas e facilitar a conquista do objetivo.

Podem ser entendidos como pequenas metas que, quando alcançadas, indicam que o objetivo final está se aproximando. Para a meta de se tornar a maior referência de válvulas de pressão no Brasil, alguns resultados-chave interessantes seriam:

  • Triplicar o tráfego no site;
  • Lançar um curso online;
  • Ranquear em 1º lugar no Google;
  • Ter 15% das páginas do site aparecendo na primeira.

Estes são alguns exemplos, agora confira quais são os benefícios do método OKR.

Quais os benefícios do método OKR?

O método OKR se destaca de outros métodos de gestão pela sua capacidade de movimentar todos os setores de uma empresa com motivação e engajamento.

O objetivo de oferecer os produtos mais eficientes do mercado tem a força de trazer todos os funcionários de uma fábrica de moldes de resina para colaborar. O método enfatiza a necessidade de levar em conta a visão de todos a fim de conseguir os melhores resultados.

Outras vantagens do método OKR são:

  • Agilidade no desenvolvimento de projetos;
  • Mais engajamento da equipe;
  • Mais efetividade na execução de tarefas;
  • Clareza e transparência entre as equipes.

Caso você tenha se interessado, confira agora os 6 passos para implantar o OKR na sua companhia.

6 passos para implantar o OKR na sua empresa

Implementar o método OKR à sua gestão pode trazer resultados para além dos imaginados.

Favorecer a interação dos funcionários no ambiente de trabalho e mudar a cultura da empresa em relação às novas ideias pode refletir em melhorias de desempenho no médio prazo.

Se você decidiu que quer aplicar essa metodologia na sua empresa de aditivo para óleo, confira os seis passos necessários para isso:

1 – Defina metas específicas

Ter a compreensão do que se quer alcançar é o primeiro passo para desenvolver projetos bem sucedidos numa empresa, e é importante que essa meta fique clara e em evidência para todos os funcionários.

Isso faz com que o foco da empresa esteja voltado para uma só direção. Além disso, dessa forma é possível resolver problemas ou implantar novas ideias uma a uma, com planejamento, calma e garantindo a viabilidade do projeto.

Se concentrar no aumento da venda de catalisador, por exemplo, é melhor do que tentar medidas complexas para aumentar as vendas da empresa de modo geral.

2 – Estimule a cooperação na criação de objetivos

Abrir espaço para que outras equipes dêem sugestões e tragam olhares diferenciados para as decisões da empresa pode ser uma bela maneira de encontrar soluções novas e eficientes para problemas velhos.

Os operários que utilizam um medidor de energia digital têm uma visão diferente do produto do que o presidente da empresa. Em muitos casos, eles podem oferecer sugestões de melhorias e apresentar as dificuldades que encontram com o produto.

Quando a equipe participa da criação dos objetivos e resultados-chave, é mais provável que ela se sinta inclinada a abraçar o projeto e trabalhe com mais dedicação e motivação.

3 – Programe prazos curtos

Há uma reflexão que diz que se uma pessoa tem 15 dias para executar uma tarefa, a tarefa levará 15 dias para ser executada, mas se ela só tiver três dias, então a tarefa será feita em três dias.

Estabelecer prazos curtos, mas realistas, é uma forma de burlar a natureza procrastinadora do ser humano e garantir que os projetos sejam realizados dentro do cronograma previsto. 

Prazos trimestrais são ideais para acelerar o ritmo da equipe, reduzindo períodos ociosos, e ainda evitar que se passe muito tempo entre uma meta e outra.

4 – Revise metas

Muitas coisas podem acontecer durante o desenvolvimento de um projeto. Ter flexibilidade para se adaptar e contornar problemas é uma das maiores qualidades que uma empresa pode ter no mercado de hoje.

Uma fábrica de eixo cardan bem preparada para lidar com as dificuldades que aparecem pelo caminho terá mais êxito nos negócios e conseguirá consolidar seu nome no mercado de forma duradoura e eficaz.

Revisar suas metas possibilita ajustar processos e tarefas de modo a atender novas demandas. Uma meta que é batida antes da hora ou que deixa de fazer sentido para o momento atual da empresa pode dar lugar a outro objetivo mais agregador.

5 – Seja transparente

Parte do sucesso da implementação das OKRs vem de um bom relacionamento interno na empresa. Deixar claro o que se pode oferecer e o que se espera de cada trabalhador é essencial para um ambiente corporativo funcional.

Tão importante quanto trazer as equipes para conversar e criar juntos as etapas definidoras de cada projeto é ter transparência em relação às avaliações e resultados.

Compartilhar os dados do projeto que está sendo desenvolvido com os funcionários envolvidos é uma forma de mantê-los integrados com o que já foi conquistado e o que ainda precisa melhorar, além de ser uma retribuição justa à equipe que se dedicou aos resultados.

6 – Avalie os resultados com frequência

Fazer a separação correta entre o empenho colocado em uma tarefa e o resultado alcançado pode mudar completamente a perspectiva de uma gestão de projetos.

Faça um paralelo com uma pessoa que propõe encontros, dá presentes, cuida da aparência e faz grandes gestos românticos para a pessoa amada, mas não é correspondida. Apesar de todo o esforço, o objetivo desejado não foi conquistado.

Uma análise recorrente e justa do desempenho de uma empresa e dos resultados buscados com o OKR permite avaliar se a estratégia traçada para o desenvolvimento de determinado projeto está sendo bem aplicada ou se o investimento de tempo e recursos foi em vão.

Quanto mais cedo se identificar essas falhas, mais rápida será a correção e o projeto poderá tomar o rumo correto novamente. 

Planejar adequadamente um novo produto, investimento, melhoria, empreendimento ou seja qual for o projeto que a sua empresa precisa executar é essencial para evitar perdas danosas para a empresa.

O método OKR serve a esse propósito, mas sua maior contribuição é a criação de uma cultura colaborativa e cheia de motivação na sua empresa.

Certificar-se de que todos façam parte das decisões, mesmo que de parte pequena delas, é uma das características dos novos líderes, que vão ditar o andamento do mercado de trabalho daqui em diante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.