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Um profissional completo tende a fazer toda a diferença em sua área de atuação, pois os desafios para essas pessoas acabam se tornando mais fáceis de serem superados, diante disso é essencial que os profissionais de marketing conheçam sobre programação e marketing.
Por mais que quando olhamos alguns conhecimentos acabamos impondo uma série de barreiras, na prática ao de fato estabelecermos algumas questões em nossa vida elas tendem a fazer toda a diferença.
A programação no marketing por exemplo, pode ajudar os profissionais a entenderem o que está por trás dos sites, aplicativos e softwares, fazendo com que através disso os profissionais saibam as questões técnicas que podem otimizar suas estratégias de marketing.
Sendo assim, não é necessário que os profissionais de marketing tenham conhecimentos sobre linguagens de programação ou sobre desenvolver algoritmos, só de entender o básico de desenvolvimento web isso tende a fazer toda a diferença.
Por isso, para que um profissional de marketing de um fabricante de portões automáticos crie soluções para o marketing digital da empresa e se torne um profissional diferenciado, saber algumas questões sobre programação é essencial.
Afinal de contas, o mercado se mostra cada vez mais acirrado e competitivo, logo é essencial buscar formas de se diferenciar dos demais e fazer com que as estratégias digitais em sua empresa sejam cada vez mais eficientes.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a programação e o marketing, evidenciando alguns conceitos como o machine learning e a inteligência artificial no marketing digital.
Iremos trazer seus benefícios e diferenciais, e principalmente como o marketing e a programação podem ser grandes aliados para ajudar uma empresa. Confira!
Tecnologia no marketing digital
A inteligência artificial através da sua significação e aplicação é caracterizado como uma área da tecnologia que tem como sua função desenvolver sistemas e algoritmos para que as máquinas possam realizar as tarefas humanas.
Sendo assim, desde o envio de e-mails automáticos, ao quadro de avisos condominio digital, a inteligência artificial tem um papel determinante e faz com que esses processos tenham seu funcionamento de uma forma impecável.
Além do mais, a inteligência artificial pode raciocinar, descobrir significados e até mesmo aprender e tomar decisões, fazendo com que se tenha um funcionamento eficaz e que os erros sejam praticamente zero.
Logo, as empresas ao utilizarem dessa tecnologia, elas reparam os erros humanos e faz com que os colaboradores foquem em questões mais complexas e formas da empresa crescer e se desenvolver através de cada momento.
Já o machine learning é uma das formas como isso pode acontecer, tendo sua aplicação através do ensinamento automático das máquinas, precisando de um alto volume de dados para estabelecer padrões e gerar cada vez mais eficácia em cada estratégia.
Assim, através desse aprendizado e uma espécie de configuração, os sistemas podem tomar decisões autônomas, gerando cada vez mais inteligência diante dos processos e decisões em seu negócio.
Por mais que essas aplicações muitas vezes pareçam distantes, elas estão estabelecidas em nosso dia a dia, pois ao estarmos buscando uma prateleira com mão francesa para cozinha e conversamos com o chatbot de um site, essas tecnologias já estão realizando seu funcionamento.
Por isso, desde uma recomendação de um produto de um e-commerce a e-mails que são enviados de forma automática, tudo faz parte da inteligência artificial e do machine learning e estão diante do nosso dia a dia.
Dessa forma, por mais que pareça que essas tecnologias são para os gigantes da internet, seja qual for o segmento ou tamanho do seu negócio, é fundamental estabelecer essas tecnologias e ganhar em agilidade e na inteligência das tomadas de decisão.
É preciso ser programador para usar a programação?
Uma das dúvidas mais comuns ao se tratar de programação e marketing é justamente se é necessário ser programador para utilizar a programação no marketing digital, pois bem vamos sancionar sua dúvida.
Os programadores e desenvolvedores são os profissionais especializados nessa área, logo eles podem desenvolver desde sistemas básicos a sistemas complexos, tendo até mesmo um papel determinante através dos softwares e da inteligência artificial.
Logo, se você busca estabelecer em seu site de “Resina epóxi”, por exemplo, questões mais complexas e soluções que fogem do padrão, de fato os programadores profissionais podem ter um papel determinante.
Entretanto, como foi até mesmo dito, não é necessário ser programador para utilizar a programação no marketing digital, pois só de saber o básico os profissionais em marketing podem contar com benefícios incríveis.
Sendo assim, ao ter um conhecimento básico sobre programação, os profissionais de marketing conseguem conversar com pessoas programadoras que integram a equipe desenvolvendo páginas e otimizando os sites através de cada momento.
Por isso, ao ter um pouco mais de conhecimento, os profissionais de marketing desenvolvem soluções que otimizam suas estratégias e fazem até mesmo que se tenha mais contratações em um serviço, por exemplo de conserto de portão eletrônico.
Dessa forma, fica claro que quanto mais os profissionais buscarem entender sobre programação mais os resultados tendem a aparecer, garantindo cenários cada vez mais vantajosos e perfeitos.
Programadores podem trabalhar em equipe de marketing?
Quando pensamos na situação ao inverso os programadores podem sim trabalhar em equipes de marketing, pois quem trabalha com marketing digital tem uma visão completa, mas geralmente não tem conhecimento sobre programação e design.
Como essas duas áreas são essenciais para as estratégias de marketing, ao formar uma equipe de marketing em sua empresa, por exemplo, de laudo SPDA, contar com um programador tende a fazer toda a diferença e principalmente deixar sua equipe completa.
Por isso, assim como para os profissionais de marketing é essencial aprender sobre programação, os programadores podem ter um papel determinante diante das empresas, garantindo benefícios incríveis.
Além do mais, ao contar com uma equipe completa onde se tem os programadores e os profissionais de marketing que têm noção sobre programação, é possível criar experiências aos usuários cada vez mais completas e um posicionamento no Google totalmente relevante.
Assim, a empresa tende a garantir passos precisos rumo ao sucesso, gerando estratégicas cada vez mais precisas, além de contar com ferramentas, algoritmos e tecnologias únicas.
Como o marketing e a programação podem ser aliados?
Como está sendo visto, quando o marketing e a programação trabalham juntos os benefícios tendem a ser incríveis, gerando muito mais assertividade e fazendo com que a empresa tenha o máximo de eficácia desde questões básicas às mais complexas.
Sendo assim, para que você entenda ainda mais o quanto o marketing e a programação podem ser essenciais até mesmo diante dos resultados em um revestimento cerâmico retificado, confira as aplicações práticas de ambos os conceitos.
Desenvolvimento de sites e aplicativos
A aplicação de ambos os conceitos mais evidentes é justamente através da criação de sites, além de outros recursos essenciais como as landing pages, plugins e até mesmo os scripts.
Por isso, ao utilizar de ambas as áreas se desenvolvem códigos das interfaces entre a máquina e o usuário, gerando mais assertividade e cada vez mais precisão diante das ações e estratégias das empresas.
Otimização de SEO
O SEO é um dos principais responsáveis por tornar o seu site, por exemplo, de pingadeira para muro cada vez mais relevante e eficaz diante dos mecanismos de busca e das suas métricas.
Logo, ao ter um conhecimento sobre codificação e linguagens, é possível melhorar a velocidade do seu site, criando páginas responsivas que tendem a gerar uma experiência mais completa ao seu público e garantir um posicionamento cada vez mais relevante diante dos mecanismos de busca.
Por isso, é essencial que haja essa conexão entre ambas as áreas, pois o site da sua empresa tende a ser otimizado, garantindo cada vez mais público e consecutivamente ainda mais vendas.
Segmentação de mercado
À medida que os algoritmos aprendem sobre o comportamento dos usuários, é possível que as empresas aumentem suas campanhas de anúncios e gerem resultados incríveis nas suas estratégias.
Além do mais, é comum que as plataformas de publicidade utilizem a programação através dos sistemas de machine learning, identificando padrões e fazendo com que se tenha um direcionamento dos anúncios mais relevantes para cada pessoa.
Dessa forma, a segmentação se torna ainda mais precisa, se baseando em dados reais e fazendo com que os anúncios e campanhas da sua empresa alcancem cada vez mais pessoas e tenham resultados incríveis.
Profissional de marketing e a programação
Algo bem comum é que os profissionais de marketing não saibam por onde começar em relação à programação, pois essa área muitas vezes parece muito distante ou até mesmo complexa diante da sua aplicação.
Sendo assim, para te auxiliar destacamos o que um profissional de marketing precisa saber sobre programação para ter êxito e garantir muito mais eficácia e direcionamento através dos seus projetos e dia a dia.
- Lógica de programação;
- HTML;
- Javascript;
- CSS;
- SQL;
- Python.
Logo, ao ter um conhecimento básico sobre essas questões os profissionais de marketing tendem a fazer toda a diferença em sua área de atuação, gerando estratégias cada vez mais convictas e impactantes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.